31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

‘Setembro Amarelo’ I Seminário de Mobilização pela Valorização da Vida é realizado em Jacobina do Piauí

Setembro Amarelo é uma campanha  de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade  do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, mas é importante que ações de prevenção e valorização da vida sejam realizadas durante todo o ano.

Em Jacobina do Piauí durante o mês de setembro foi realizado diversas atividades alusivas ao setembro amarelo nas escolas municipal, estadual e outros, panfletagem no centro comercial,  também foi explanado alertas e formas de prevenção ao suicídio na rádio, pelos profissionais da Prefeitura na área abordada.

Para encerrar a campanha no município, a Prefeitura de Jacobina do Piauí,  através  da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Centro de Referência da Assistência Social(CRAS), Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF), realizaram o I Seminário de Mobilização pela Valorização da Vida com o tema “Desistir pra quê? Dias melhores virão”.

O evento ocorreu no espaço festa,  na noite do último dia 29 de setembro, a dupla gospel Paulo  Henrique & Arthur e fez abertura do evento com louvores. Em seguida a psicóloga Dra. Maria das Graças Moura, esclareceu o porque deve ser feito essa campanha, sendo que o suicídio é um problema de saúde pública, passa de 10 mil casos de suicídio no Brasil e cerca 1 milhão de pessoas morrem por suicídio a cada ano no mundo.

Ela fez a explanação sobre as formas de prevenção ao suicídio, destacando os fatores de risco, citando alguns mitos sobre o suicídio, sinais de alertas, além de alguns fatores de prevenção.

“Uma tentativa de suicídio pode acontecer de novamente, é importante prestar atenção. Nunca diga pra uma pessoa que está deprimida, ‘deixe de besteira’, quando você faz isso com o deprimido só priora a situação. Se você não sabe o que fala diante de uma pessoa deprimida, silencie, escute essa pessoa, muitas vezes ela só quer ser ouvida” pontuou a Dra. Graça Moura.

O prefeito Gederlânio Rodrigues Oliveira, o Gd, agradeceu a todos os presentes, os vereadores presentes, parabenizou a todos da equipe pela organização do evento o CRAS, SMAS, NASF, SECRETARIA DE SAÚDE.

“O suicídio tem matado muita gente no mundo, passou a ser ordem pública está promovendo esse tipo de evento. O CRAS, NASF tem equipes para receber as pessoas que estejam passando por alguma dificuldade, peço que as pessoas que estejam com alguma dificuldade procure esses órgãos. Fraco não é aquele que procura ajuda, fraco é aquele que não pede ajuda”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Vanderlei Carvalho parabenizou toda a equipe por ter visitando as escolas transmitindo as informações para os alunos.  “Vivemos em mundo em que a tecnologia está sendo bem mais importante que a família, as pessoas não se abraçam mais, que possamos amar mais. Às vezes um simples abraço cura qualquer doença. Que possamos continuar com essa atividade do setembro amarelo durante todo o ano”, disse Vanderlei Carvalho.

A secretária de assistência social Rejane Sousa agradeceu a todos que apoiaram a campanha. “Não só no mês de setembro, mas sim, o ano inteiro, vamos sensibilizar, olhar para o próximo com muito amor. Se sensibilize, escute as pessoas, ajude a quem precisa”  disse Rejane Sousa.

Ao finalizar o evento foram sorteado alguns brindes aos participantes  presentes no local e logo após foi servido um coffe beak.

O evento mobilizou a população e diversas autoridades do município, como o prefeito Gd Oliveira, vice-prefeito Vanderlei Carvalho, a primeira dama Verônica Oliveira, os secretários municipais, os vereadores, dentre outros.

Veja cobertura fotográfica do evento!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Gilva Carvalho / Cidades em Foco

 

 

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais