29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSimões

Simões realiza Dia ‘D’ de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio, data símbolo do combate ao abuso e à exploração sexual de adolescentes, foi lembrado no município de Simões. A Prefeitura Municipal de Simões, através das Secretarias de Assistência Social e de Educação, realizou, em praça pública, o Dia ‘D’ da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos de entidades protetoras, profissionais de diversas áreas e centenas de crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino de Simões, e lembrou o caso da menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, no ano de 1973. O crime bárbaro chocou o Brasil e o seu desfecho escandaloso se tornou símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

O objetivo foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção e chamar a atenção da sociedade em geral para o enfrentamento da violência sexual contra menores.

A ação contou com a palestra esclarecedora do coordenador da empresa consultoria e assessoria Vision, Lúcio Flávio, que explanou aos presentes sobre características, consequências e, sobretudo, as atitudes preventivas para evitar o abuso ou exploração sexual e seus danos.

Presente à ação, o prefeito José Wilson de Carvalho, o ‘Zé Ulisses’, disse ao público que o dia 18 de maio têm sua grande importância para a proteção das crianças adolescente, para que as famílias tenham uma vida tranquila. O gestor reforçou que não somente nesta data, mas em todos os dias, os pais e responsáveis devem incentivar bons costumes junto aos seus filhos, estreitando laços de amizade na família através de bons conselhos e conduzindo boas práticas, como ir à escola.

A secretária de Assistência Social, Claudicéia Feitosa, reforçou que o evento não é para festejar, mas sim, para chamar a atenção de toda sociedade ao problema grave que afeta as crianças e adolescente, relatando o elevado histórico do município em denúncias feitas através do conselho tutelar e CRAS sobre ações de abusos e exploração.

“De 2016 até hoje tivemos o registro de cinco casos. Para Simões, este é um dado muito grave, ao tempo em que muitos casos não são notificados muitas vezes por vergonha da criança”, disse. Claudicéia destacou que, diante destes índices, os serviços sociais do município trabalham incansavelmente com o objetivo de dar as crianças o acesso a uma vida saudável, promovendo ações preventivas de conscientização, e encaminhando as denúncias ao ministério público para punições cabíveis que inibam estas práticas.

Veja mais fotos do evento:

https://lh3.googleusercontent.com/vhkQaJi8CXV07iroSgp2AK7wZuaD-silO6MU02TNpJmz6y6eUSVXL24AUxFW-l7cr81lsGBd-RAHtk_tf96rSeavZoLaP-W1wHrI9yOBvkHqb7bjnNVdHH-5NUzBf-JZ6eQm6Iw=w1174-h659-no

https://lh3.googleusercontent.com/hTRIY8p3PO24Q5NS62p7AGYbCDcapylcROi7RJCIA3h1DGfgHkhheko4pWzz3CSueVu_QdpWQ46tnSiTRYqNxy5wQCaBtNVhO83MGLIwk49C3-ExiHjgKIA9PI5UECkr6cKTOj8=w1174-h659-no

Com informações e fotos do Simões Online

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais