24.8 C
Piauí
6 de dezembro de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeralSimões

Simões supera médias estadual e nacional do Ideb e está entre os dez municípios com melhor educação do Piauí

Município de Simões - Imagem: Cidades em Foco

O município de Simões está entre as dez cidades com os melhores índices de desenvolvimento educacional do Estado do Piauí. A informação foi repassada pelo Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (17).

Segundo os dados divulgados pelo Inep, a média do Índice de Desenvolvimento da Educação brasileira (Ideb) em Simões ainda é superior às médias do Estado e do país. Enquanto no Piauí e Brasil são de 5,6 e 5,8 para as séries iniciais, respectivamente, em Simões é 6,2.

Já nas séries finais, as médias são 5,0 e 5,1, respectivamente, e em Simões é de 5,2. A Secretária de Educação do município, Íris Elaine, ressalta a importância da conquista.

“Com esse resultado, tomando como base o IDEB de 2019 para 2021, os números indicam suave diferença para menos de 0,5 décimos para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e avançam apenas 0,1 décimo nos anos finais (6º ao 9º ano). Enquanto Secretária Municipal de Educação me sinto grata e feliz por termos encontrado o caminho de um desafio histórico para o qual não nos estávamos preparados, como foi a pandemia”, disse ela.

A secretária frisou que o grande desafio foi não ter deixado nenhum aluno para trás.

Íris Elaine – Foto: Arquivo pessoal

“Os mais de três mil alunos da rede municipal – zona urbana e zona rural – foram atendidos conforme as possibilidades de acesso online (com o apoio de plataforma especifica, e outros meios de comunicação pela internet, onde aulas e atividades puderam acontecer em tempo real entre alunos e seus professores) nas suas residências, e também off-line, com conteúdo e atividades entregues por motoboys diretamente aos alunos que não podiam ter acesso online ou ir à escola retirar o material”, explicou.

As escolas Complexo Escolar Modelo e Centro De Educação Municipal – CEM foram os colégios com maior pontuação tanto nas séries iniciais quanto finais no Ideb.

Íris Elaine agradeceu a todos que se empenharam para que o índice do Ideb aumentasse, mesmo em um período difícil como o da pandemia.

“Ficamos nos anos iniciais entre os 10 primeiros do Piauí e nos anos finais no 23º lugar. Então agradeço a Deus pela conquista e parabenizo a todos os alunos e suas famílias pelo grande esforço que fizeram para não abandonarem as aulas remotas e suas diversas atividades. Muito obrigada a todos que contribuíram direto ou indiretamente durante esse período que demandou tanto esforço e parceria”, agradeceu.

Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no País. Ele reúne os resultados de dois conceitos: o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano) e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais