33.4 C
Piauí
27 de janeiro de 2021
Cidades em Foco
Geral Piauí

Sinal Vermelho: mulheres podem pedir socorro em 10 mil farmácias no Piauí

O Tribunal de Justiça do Piauí divulgou nesta quinta-feira (30) que “quase 10 mil farmácias em todo o Piauí já aderiram à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”. A campanha surgiu para que as vítimas possam denunciar seus agressores, principalmente durante o período de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19. Ao chegar ao balcão do estabelecimento, a vítima com um ‘x’ na mão poderá mostrar o desenho ao funcionário que ele pedirá por ajuda.

O TJPI explica que “a campanha foi criada com a missão de atenuar os índices de violência contra a mulher e formar uma rede de denúncias segura às vítimas de violência em casos desta natureza, especialmente diante do quadro de isolamento social e das dificuldades advindas, como a dificuldade de as vítimas efetuarem a denúncia junto aos órgãos que lidam com a matéria, pois essas passam a ficar mais tempo confinadas em seus lares com seus agressores”.

A tesoureira do Conselho Regional de Farmácia, Joseana Leitão, responsável por acompanhar o projeto pelo CRF no Piauí, relata que o Piauí possui cerca de 15 mil farmácias, mas legalmente registradas no CRF são apenas 2.790. “O objetivo é que todas participem dessa campanha. Em pouco tempo de lançamento, nós já tivemos alguns retornos, mulheres que já pediram ajuda”.

Leitão comenta que as farmácias não fecharam as portas durante a pandemia ao contrário de outros estabelecimentos, o que ajuda as mulheres vítimas da violência a denunciarem seus agressores em uma ida de rotina às farmácias.

Joseana Leitão acrescenta que a Prefeitura de Teresina atua em parceria com o projeto para que, após fazer a denúncia, a vítima tenha assistência social e psicológica.

“A farmácia é um lugar que não está sendo fechado durante a pandemia. Essa mulher (vítima de violência) tem acesso fácil e rápido a esse estabelecimento. Os farmacêuticos e os atendentes estão sendo preparados para atender essa vítima”.

O TJ destaca que “as cadeias de farmácia no Piauí como Pague Menos, Globo e Drogasil, que totalizam 87 estabelecimentos, já estão fazendo parte desta campanha, atuando nas cidades de Teresina e em 17 estabelecimentos situados em cidades do interior, em Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e Campo Maior”.

O projeto é uma parceria do CNJ “com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio dos Tribunais brasileiros e das seccionais das associações de magistrados”.

Adesão 100%

O Tribunal de Justiça também comemora a adesão das farmácias. “Esta semana, a comarca de Itaueira tornou-se a primeira do Piauí a atingir 100% de adesão das farmácias da região à campanha. Além de Itaueira, a comarca abrange ainda o termo judiciário de Rio Grande do Piauí”. Ao todo, sete farmácias da cidade tornaram-se parceiras do projeto.

“Já em Rio Grande do Piauí, situada a 381 km de Teresina, primeira cidade a alcançar 100% de engajamento das farmácias à campanha, a sensibilização dos proprietários de farmácias se deu por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Mulher “, cita o TJPI.

A secretária-executiva da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, Leina Mônica, acrescenta que “a próxima ação da Coordenadoria na comarca de Itaueira será a promoção de uma capacitação junto à rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, como forma de fortalecer o enfrentamento a este fenômeno nos dois municípios”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais