35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Sindicato denuncia que 400 disciplinas na Uespi estão sem professores

Foto: divulgação Ascom/Uespi

O Sindicatos dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Adcesp, informou que a instituição de ensino possui 400 disciplinas sem professores. Segundo a categoria, a solução para o problema seria a realização de mais concursos públicos para professor efetivo.

Em nota, a Uespi confirmou que há um déficit de docentes e que isso causou o surgimento de matérias em aberto. A administração da universidade informou que, devido à pandemia da Covid-19, não podem ser realizados concursos para professores efetivos, mas será feito para docentes substitutos. Confira a nota ao fim da reportagem.

O coordenador de comunicação da Adcesp, professor Antônio Dias, afirmou que a falta de profissionais para ministrar aulas na instituição foi agravado nos últimos quatro anos, quando o tempo de permanência de um docente substituto na Uespi diminuiu.

“O governo fazia concurso para professor substituto e o profissional ficava um ano, podendo prorrogar o contrato por mais um ano. Quando encerrava, era feito um seletivo para outro docente ocupar a vaga. Agora, o professor fica seis meses e, às vezes, consegue renovar o contrato por mais seis meses”, disse.

De acordo com o professor, na segunda-feira (14) será relançada o SOS Uespi, um movimento organizado por professores, servidores e estudantes da instituição, com o objetivo de reivindicar ao poder público soluções para os problemas da universidade.

Confira a nota da Uespi:

A Universidade Estadual do Piauí esclarece que fez concurso para professor efetivo em 2017, os aprovados foram chamados em 2018 e, atualmente, nos quadros da instituição constam 956 docentes efetivos, mas que ainda existe um déficit de professores e, consequentemente, disciplinas estão em aberto.

A administração superior sempre está em tratativas com o Governo do Estado para a realização de um concurso para docente do quadro permanente, mas em função da pandemia provocada pela Covid-19 e das leis federal e estadual que impedem a realização de concursos públicos (exceto para as áreas de saúde e segurança), o que foi acordado, neste momento, foi a realização de um processo seletivo para professores substitutos .

Sabemos da importância da nossa Uespi e estamos sensíveis e trabalhando juntamente com o Estado para minimizar as necessidades da nossa instituição em todos os âmbitos e em todos os campi.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais