25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Síndicos podem ser obrigados a comunicar maus-tratos de animais no Piauí

Dr. Hélio (MDB) - Foto: Ascom/Alepi

Foi lido na sessão plenária desta quinta-feira (30) projeto de lei apresentado pelo deputado Dr. Hélio (MDB) que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicar aos órgãos de segurança pública a ocorrência de maus-tratos a animais. A comunicação deve ser realizada de imediato, ou em até 24 horas após o conhecimento do fato, pelos síndicos ou administradores dos condomínios, por meio do portal da Delegacia do Meio Ambiente ou em qualquer Delegacia da Polícia Civil.

“A impunidade tornou-se uma regra revoltante em relação a todos os crimes ambientais, especialmente os maus-tratos. Uma das razões para tanta impunidade é a ausência de denúncias às autoridades competentes”, explica Dr. Hélio na justificativa da matéria, que será encaminhada para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com o parlamentar, condomínios são ambientes que favorecem a percepção de casos de maus-tratos, tendo em vista que muitos contam com monitoramento por câmeras. “Em alguns casos, a proximidade física entre as unidades condominiais permite identificar sons e demais sinais indicativos de possíveis agressões”, aponta a justificativa do projeto.

PEQUENO EXPEDIENTE – O deputado Wilson Brandão (Progressistas) apresentou requerimento endereçado ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, pelo asfaltamento da estrada que liga o município de Pedro II, no Piauí, ao município de Poranga, no Ceará, em razão do grande fluxo de veículos que passa pela via. O parlamentar destaca que o trecho que liga Pedro II à divisa já foi asfaltado há mais de dez anos, restando apenas um trecho no estado do Ceará.

Wilson Brandão também apresentou requerimento ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), solicitando a recuperação de 39 km da estrada vicinal PI-216, que dá acesso à sede do município de Domingos Mourão via Pedro II. O deputado Marden Menezes (Progressistas) sinalizou que tem interesse em subscrever o pedido.

Ambos os requerimentos foram lidos durante o pequeno expediente, mas aguardam votação do plenário da Assembleia Legislativa.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais