24.9 C
Piauí
23 de setembro de 2021
Cidades em Foco
Curral Novo do Piauí Geral

Social de Curral Novo realiza ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou, na última quarta-feira, 23 de junho, uma ação de conscientização e mobilização ao dia mundial de combate à violência contra o idoso, percorrendo as principais ruas da cidade e orientando sobre a problemática.

Junho violeta é uma campanha dedicada à proteção do idoso. A ONU (organização das nações unidas) instituiu o dia 15 de junho como dia mundial de conscientização e combate a atos de violência contra a pessoa idosa, sejam físicos, psicológicos, morais, patrimoniais, financeiros ou sexuais.  A lei n° 10/741, de 1° de outubro de 2003, dispõe sobre o estatuto, que visa assegurar direitos a todas as pessoas, com idade igual ou superior a 60 anos.

A ação foi planejada e executada pela equipe técnica do CRAS. Sara Carladia (Assistente social); Barbara Raquel (Psicóloga); Jairo costa (professor de capoterapia) e com o apoio da secretária da Assistência Social, Nalva de Jesus Macedo e equipe do programa criança feliz. Na ocasião foi feita uma abordagem com algumas orientações e distribuição de panfletos informativos para os idosos através da equipe de mobilização. Também foi utilizado um carro de som com a vinheta da campanha pelas ruas da cidade.

A secretária da assistência social, Nalva de Jesus Macedo ressaltou a importância da ação para os idosos. A conscientização é um passo muito importante para protegermos nossos idosos. Estamos em um período de pandemia, onde não podemos ter um contato mais próximo, de encontros e abraços. O isolamento tem deixado os idosos muito ansiosos. O intuito dessa campanha além de ser de alerta e de conscientização foi também uma forma de visitarmos e sabermos como eles estão nesse período tão delicado.

Ela ainda ressaltou a importância da denuncia em caso de suspeita de maus tratos a pessoa idosa.  “Não sejam omissos, se você conhece ou souber de alguém que esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie! Não se cale, disque no número 100 ou se preferir, procure o CRAS ou até mesmo um órgão de justiça e faça sua denúncia”.

Não deixe que a agressão tenha espaço na sua casa, na sua rua, na nossa sociedade. Os nossos idosos precisam de amor, carinho, cuidado e proteção. PORQUE CUIDAR DOS NOSSOS IDOSOS, É CUIDAR DO FUTURO! A Prefeitura Municipal de Curral Novo abraça essa campanha. Abrace você também. Dignidade e respeito não envelhecem.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais