29.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

STF dá 15 dias para TJ explicar atraso no concurso dos cartórios do Piauí

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, encaminhou despacho pedindo explicações do Tribunal de Justiça do Piauí sobre a judicialização do 1º concurso dos cartório no estado.

O concurso completa cinco anos de impasse em meio a uma batalha judicial. Por três vezes ocorreu o adiamento do julgamento por pedido de vistas ou por falta de quorum na sessão.

O primeiro concurso público para Outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais do Estado do Piauí foi em 2013, teve 1.756 inscritos que disputaram 292 unidades extrajudicias do tribunal.

No documento, Dias Toffoli dá 15 dias para o presidente do TJ informar sobre o andamento do concurso.

A reclamação ao STF foi da candidata Nazildes Santos Lobo. Ela solicitou que fosse anulada a prova de títulos do concurso. O pedido foi julgado improcedente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Outro candidato – Alex Pereira Bühler – denunciou ao STF a judicialização da decisão sobre a prova de títulos, fato que estaria retardando o andamento do concurso.

O relator do processo, desembargador Joaquim Santana, disse que o próximo julgamento do concurso está previsto para o dia 1º de outubro.

Veja decisão na íntegra

A assessoria do TJ informou que divulgará nota sobre o despacho do presidente Dias Toffoli.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais