29 C
Piauí
22 de maio de 2022
Cidades em Foco
Economia Geral Piauí

STF suspende convênio e PI deixará de arrecadar R$ 20 milhões em 2016

Na manhã de hoje (18), o Supremo Tribunal Federal decidiu suspender a validade do Convênio ICMS 93/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata sobre cobrança do ICMS para compras online tanto para o estado gerador do imposto para como o estado onde a mercadoria será entregue.

O convênio estava valendo desde janeiro, depois de pactuação entre secretários de fazenda de todo o país. O STF considerou ilegal a cobrança em duplicidade e por isso decidiu suspender o acordo.

No caso do Piauí, segundo informações da Secretaria de Fazenda, estimava arrecadar R$ 40 milhões por ano com esse tipo de compra, a decisão atinge as pequenas empresas, que utilizam o sistema do Simples Nacional, sendo este o maior volume do comércio online em Teresina.

Para o estado do Piauí, a Sefaz considerou que o impacto é grande, porque é 50% do se tinha estimado arrecadar com esse tipo de tributação. O Secretário de Fazenda, Rafel Fonteles recebeu a notícia em Brasília, em uma reuniao do Confaz.

Embora o valor não seja tão elevado, o estado contava com o valor como parte da arrecadação, já que o Piauí realizava mais compras do que vendas por esse tipo de negociação.

 

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais