22.9 C
Piauí
21 de abril de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

STF vai investigar suposto caixa 2 de Ciro Nogueira e Marcelo Castro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin determinou nesta terça-feira (04) a abertura de uma petição autônoma específica para analisar as acusações de caixa 2 feitas por delatores da JBS ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) e ao senador eleito Marcelo Castro (MDB). Fachin atendeu o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo o Estadão, a análise também será feita em relação ao futuro ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e a outros dez parlamentares que prosseguirão com foro em 2019, incluindo Ciro Nogueira e Marcelo Castro.

A petição autônoma é uma fase anterior à instauração do inquérito, quando o parlamentar passa a ser formalmente investigado. Nela, já é possível pedir medidas de investigação.

Em sua decisão, Fachin determinou que as novas petições sejam submetidas à livre distribuição entre os ministros – à exceção do presidente do STF, Dias Toffoli, para que um relator seja escolhido.

Na semana passada, Raquel Dodge pediu ao Supremo a separação dos trechos das delações da JBS sobre caixa 2 específicos sobre dez autoridades que eram deputados e senadores à época dos fatos narrados. Eles serão alvo de procedimentos semelhantes, que podem resultar na abertura de inquérito ou em formulação de denúncia.

“Verificou-se situações em que o recebimento de dinheiro de forma dissimulada ocorreu no curso do mandato parlamentar por agentes políticos que ainda são detentores de foro no STF, fazendo-se necessária a autuação de petições autônomas para adoção de providências em relação a cada autoridade envolvida. Os distintos relatos de repasse de verbas envolvendo diversas autoridades públicas, em contextos que não guardam relação entre si, demandam o desmembramento dos presentes autos, de modo que cada procedimento siga o curso próprio”, escreveu Raquel, citando a situação geral, sem particularizar o caso de cada um.

Fonte: Viagora

Notícias relacionadas

Governo investe R$ 39 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos no Piauí

Junior Oliveira

Heráclito é derrubado no chão após tumulto na Câmara Federal

Junior Oliveira

Moto furtada em Picos é recuperada pela polícia em Colônia do Piauí

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais