28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Suspeitos derrubam cinco postes e deixam mais de 2 mil pessoas sem energia no Piauí

Fotos: Divulgação/Ascom

Suspeitos derrubarem 5 postes na noite de quarta-feira (21) e madrugada dessa quinta-feira (22) em Luís Correia, na região do Coqueiro, Barramares e Macapá, para o roubo de cabos da rede elétrica, e que deixaram 2.631 pessoas sem energia. O fornecimento foi restabelecido na madrugada de hoje.

O litoral enfrenta uma onda de furtos de cabos. A Equatorial Piauí informou que somente em 2022, foram registrados furtos de mais de 8 toneladas de cabos da rede elétrica, que afetaram mais de 210 mil consumidores que tiveram o fornecimento de energia prejudicado no litoral do Piauí.

Segundo a Equatorial, já foram 80 casos registrados nesse ano nos municípios de Luís Correia (região do Coqueiro, Barramares e Macapá), Cajueiro da Praia (Barra Grande) e Parnaíba (bairros Planalto, Joaz Sousa, Dirceu Arcoverde e Reis Veloso).

Os furtos são provocados com a derrubada de postes, principalmente em regiões mais isoladas, o que ocasiona o desligamento da rede elétrica, e assim os suspeitos podem realizar os furtos. Em um dos casos, 14 postes chegaram a ser derrubados, em fevereiro desse ano.

Já foram mais de 8 toneladas de cabos furtados, o equivalente a quase R$ 1 milhão em estrutura, equipamentos e mão de obra para recuperar o serviço.

“O tempo de recomposição do sistema nessas ocorrências é mais lento, considerando a complexidade do serviço. Em média, são serviços que levam cerca de 3 horas para serem concluídos, mas já tivemos situações, como por exemplo, a ocorrida em fevereiro, em que 14 postes foram derrubados e foram necessárias mais de 24 horas de trabalho intenso para restabelecer o fornecimento. Isso prejudica toda a população”, destacou o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Regional Parnaíba, Flávio Roque.

Segurança

Na manhã de hoje o presidente da Equatorial Piauí, Lener Jayme, se reuniu com o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, onde foram discutidas estratégias de ações imediatas para evitar as ocorrências de furtos de cabos no litoral do Estado.

O secretário de Segurança assegurou a intensificação das investigações e diligências por todos os órgãos de segurança para identificar e prender os responsáveis pela prática criminosa, bem como os receptadores dos produtos de furto.

“Tomamos conhecimento de ações criminosas contra o patrimônio que é de interesse público, a rede elétrica. Então traçamos algumas ações necessárias acionando todos os mecanismos que temos na Segurança Pública para combater aqueles que estão furtando cabos e prejudicando a população de todas as formas. Será uma atuação enérgica, firme, já nos próximos dias em todo o litoral”, garantiu o secretário.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais