23.1 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomia

Taxa de contágio do vírus volta a cair no Piauí e sinaliza reabertura das atividades

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (2) que a taxa de transmissão do novo coronavírus voltou a cair no Piauí. Segundo o governador, os números  sinalizam para as condições necessárias de reabertura gradual da economia a partir da segunda-feira (06).

De acordo com os dados da 9ª pesquisa sorológica do estado, o índice que era de 1,8 caiu para 0,87. “Isso significa que antes 100 pessoas transmitiam para 180 pessoas. Agora 100 pessoas infectadas transmitem para 87 pessoas”, disse a biomédica Ester Miranda.

Veja pesquisa sorológica aqui

Wellington Dias afirma que os dados são animadores e se juntam a estabilização de óbitos e uma demanda menor por número de UTIs. O estado também apresentou queda no número de pacientes com doenças respiratórias agudas graves.

A taxa de infecção ficou em 12,73%. Isso representa que 416.696 pessoas já foram contaminadas no Paiuí.

“Trago uma palavra de esperança. Temos a queda das doenças respiratórias e a queda da transmissão e a estabilização de demanda de leitos de UTI. E a estabilização de óbitos. Em julho a partir de segunda a expectativa é que com esse esforço dos quatro dias teremos uma redução maior na transmissibilidade. Mais pacientes com alta do que entrando e menos óbitos. Vamos ter a condição de gradativamente começar o caminho da retomada da economia de forma organizada”, destacou.

O número de pessoas imunizadas, que já possuem anticorpos contra a doença, já é maior que o número de pessoas infectantes. “Os indivíduos que estão  transmitido a doença, os chamados infectantes, foi de   136. 996. Já os  imunizados  são de 279.701. Essas são as  pessoas que criam o anticorpos. Esse número cresce acima dos que se infectam”, afirmou o governador.

Diante dos dados apresentados, o governador Wellington Dias pediu que a população mantenha o isolamento social no sábado e domingo. “Acreditamos que os dados apresentados e o isolamento social do sábado e domingo, mas o uso de mascaras e das medidas de higiene, vamos conseguir reduzir ainda mais a taxa de transmissibilidade. Com isso, cumprir todas as etapas de reabertura de forma segura”, revelou.

Foto: reprodução

Regiões críticas

O governador revelou  também  que três regiões do Piauí estão com situação mais crítica em relação aos casos da covid-19. São as cidades relacionadas a grande Teresina, as regiões de Piripiri e Parnaíba.

Wellington Dias afirmou que as oitos regiões que foi dividido o estado, três delas estão em alerta. São cidades que aumentou o número de casos e procura por leitos de UTIs. Na videoconferência, o governador citou cidades como Piripiri, Esperantina, Campo Maior, Barras, Luzilândia, Barras, Morro do Chapéu, Parnaíba, Cocal, Pedro II, Cajueiro e Bom Princípio, entre outras cidades.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais