24.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

TCE anula licitação para aquisição de 200 ambulâncias; Saiba mais!

O Tribunal de Contas do Estado, através de uma decisão do conselheiro Kleber Eulálio, determinou a suspensão dos atos de um pregão eletrônico da Secretaria de Administração do Piauí. O processo licitatório realizado tinha como objeto a aquisição de 200 ambulâncias e o conselheiro do TCE apontou indícios de irregularidade na condução do processo.
 
De acordo com o secretário de Administração Franzé Silva, o processo ocorreu dentro da legalidade e seguindo pareceres técnicos emitidos pela Procuradoria Geral do Estado e pela Controladoria Geral do Estado. Ele afirmou que a Secretaria vai apresentar todas as explicações e demonstrar que o procedimento correu dentro da normalidade jurídica.
 
O processo para aquisição de 200 ambulâncias foi realizado no ano passado. A empresa vencedora pelo critério menor preço não conseguiu apresentar todos os documentos necessários, não cumprindo os requisitos para ser contratada. Por conta disso, a Secretaria de Administração optou por contratar os serviços da empresa que ficou em segundo lugar no certame. Com isso, a empresa que segundo a Secretaria não cumpriu os requisitos, apresentou denuncia no TCE.
 
A Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual do TCE, após análise da documentação, manifestou não haver motivo para inabilitação da primeira colocada. Em sua decisão, o relator Kleber Dantas explica a necessidade da urgência na aplicação da medida considerando o vulto da aquisição, no valor de R$ 28,5 milhões. “O perigo na demora é patente em razão da possibilidade de contratação com a empresa concorrente que apresentou preços superiores àqueles propostos pela interessada, bem assim ante a iminência de execução de despesa antieconômica”, diz Kleber na decisão.
 
A O DIA, o secretário Franzé informou que ainda não tinha sido notificado da decisão, mas que a Secretaria vai apresentar as informações da forma mais rápida possível, tendo em vista que o Governo tem pressa em agilizar a aquisição das ambulâncias.
 

Por: João Magalhães – Jornal O DIA

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais