30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TCE-PI decide que prefeituras terão de usar recursos da repatriação para pagar salários

Em decisão tomada nesta quinta-feira (10), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou que as prefeituras usem os recursos da Lei de Repatriação para pagar os salários dos servidores municipais.

Hoje, prefeituras e estados receberam em suas contas os recursos referentes ao Imposto de Renda devido dos valores arrecadados com Lei, que possibilitou a repatriação de dinheiro enviado de forma ilegal para outros países. O valor aproximado para os menores municípios do Piauí é de R$ 400 mil bruto para cada prefeitura.

Em razão de denúncias de salários atrasados no interior do Piauí e não recolhimento das contribuições do Regime Próprio de Previdência Social, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, apresentou proposta para que esse dinheiro da repatriação seja usado prioritariamente para pagar os servidores e o Fundo Previdênciário dos municípios. A medida foi aceita pelos conselheiros do TCE-PI por maioria de votos.

Pela proposta do Ministério Público, depois dos servidores, os recursos poderão ser usados para pagar contas de água e energia elétrica, por exemplo. Só depois disso é que a verba poderia ser usada para quitar débitos com fornecedores.

Com a decisão, os prefeitos que desobedecerem a medida poderão ser punidos pelo TCE-PI com multa, reprovação de contas ou até terem de ressarcir os recursos pagos indevidamente.

Da Redação (com informações do TCE-PI)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais