24.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TCE-PI notifica 136 prefeituras por gasto elevado com pessoal

Mais da metade dos municípios do Piauí foram notificados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) por estarem em alerta pela Lei de Responsabilidade Fiscal. São 136 prefeituras que gastaram mais de 49% da receita corrente líquida com pagamento de servidores. A situação é crítica para 80 cidades que já extrapolaram o limite legal de 54%.

O número corresponde a mais de 60% dos municípios do Piauí – são 224 no total. Todas as prefeituras foram notificadas com base nos dados do primeiro semestre de 2016. Os municípios precisam adotar medidas para reduzir os gastos com funcionalismo.

A Lei de Responsabilidade Fiscal impede prefeituras irregulares de contratar servidores ou realizar concursos, por exemplo. Os que extrapolaram o limite legal ainda correm o risco de responder na Justiça por crime de responsabilidade e terem as contas reprovadas pelo TCE-PI.

Os casos mais graves são de 31 prefeituras que ultrapassaram 60% da receita corrente líquida em despesas só com pessoal.

Municípios de maior porte como Picos (61,63%) e Piripiri (69,70%) tiveram despesas com pessoal elevadas entre julho de 2015 e junho de 2016. O percentual em Teresina foi de 50,12% – limite de alerta.

Com informações do TCE-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais