23.1 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TCE promove evento para conscientizar administração de prefeitos do Piauí

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) iniciou, na noite da última quinta-feira (16/02), em Parnaíba, litoral do estado, a programação de seminários e outros eventos que serão realizados este ano para orientar e qualificar prefeitos, vereadores e outros gestores públicos piauienses, par promover a boa gestão pública. Esses eventos acontecem até o final de 2017, nos municípios-polo do Piauí.

Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o III Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante em Parnaíba lotou o auditório do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), na abertura e primeiro dia de palestras. O evento prossegue nesta sexta-feira (17/02), reunindo prefeitos, vereadores e secretários municipais de Parnaíba e outros 12 municípios da região Norte. Representantes de sindicatos, conselhos e entidades comunitárias e cidadãos em geral também participam.

No evento constam palestras e minicursos sobre controle externo e interno, contratos e licitações, transparência e prestação de contas, execução de obras e penalidades para quem infringir as normas que regem a administração pública. A abertura do seminário ocorreu na noite desta quinta-feira (16/02), com a palavra do presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo. Ele destacou que o objetivo é contribuir para a melhoria da gestão por meio da qualificação técnica dos prefeitos e outros gestores.

AUTORIDADES PRESENTES

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, disse que o seminário do TCE-PI alerta os gestores para a necessidade de administrar seus municípios com conhecimento e responsabilidade. Participaram da abertura magistrados, procuradores da República e representantes do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal. Estavam presentes o presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Gil Carlos, os prefeitos de Cajueiro da Praia, Girvaldo Albuquerque da Silva; de Joaquim Pires, Genival Bezerra; de Juazeiro do Piauí, Zé Valdo; de Ilha Grande, Herbert Silva; de Esperantina, Vilma Amorim; de Caxingó, Washington Luis Brito; de Murici dos Portelas, Ricardo Sales; e de Caraúbas, João Coelho de Santana, o “Caburé”.

O vice-prefeito de Parnaíba, Marcos Samaronne, e o presidente da Câmara Municipal, José Geraldo Alencar, o Geraldin, também participaram. A palestra de abertura foi feita pelo presidente da Amapi (Associação dos Magistrados Piauiense), juiz Thiago Brandão, que falou sobre Transparência Pública: Efeitos sobre a Prestação de Contas no Exercício do Controle Social. Em seguida, o procurador do Ministério Público de Contas José Araújo Pinheiro Júnior falou sobre Julgamento de Contas do Prefeito – Câmaras Municipais ou Tribunais de Contas.

 

 

 

Do OitoMeia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais