30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

TCE quer destinar 10% de vagas para mulheres vítimas de violência domiciliar

Foto: Divulgação/TCE

Parte das vagas para contratação de pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) deverá ser destinada às mulheres vítimas de violência no ambiente domiciliar ou egressas do sistema prisional. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (9), a conselheira Lilian Martins, presidente da Corte, explicou como se daria a iniciativa.

“Seria uma mão de terceirizada, através da terceirização da mão de obra que será executada, que pode ser serviço ou obra propriamente dita. Vamos propor que 10% de todas as contratações do Tribunal de Contas sejam de mulheres vítimas de violência domiciliar e 5%, no mínimo, de egressas do sistema prisional”, esclareceu a conselheira.

Ela ainda pontuou que a resolução, lançada na última terça-feira (8), é uma iniciativa de inclusão para este segmento social já prevista na Nova Lei de Licitações. Ela lembrou que há inclusive uma minuta de decreto presidencial aberto à consulta pública que regulamenta essa questão da contratação de vítimas de violência doméstica e egressas do sistema prisional.

“Isso é fundamental para a democracia e para a Justiça no nosso país. Entendemos que a mulher, por ser mais da metade da população brasileira e das eleitoras, precisam ter o mínimo necessário para que possam conquistar esse direito de igualdade tão buscada pela nossa sociedade”, afirmou Lilian Martins.

Para a execução da iniciativa, que deve ser implementada até o mês de julho, o TCE-PI também deve propor um convênio com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus-PI) e com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através da Vara de Execuções Penais e do Juizado de Mulheres. “Já estamos com as vagas abertas e queremos que elas estejam no Tribunal de Contas”, finalizou a presidente da Corte.

Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí / CidadeVerde)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais