26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

TCE vai fiscalizar previdência em 74 municípios do Piauí

A conselheira Lílian Martins tomou posse na presidência de uma Comissão do Tribunal de Contas do Piauí que tem como objetivo promover a fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) presentes em 74 municípios piauienses.

Lilian Martins exerce a função pela segunda vez, substituindo a conselheira Waltânia Alvarenga, para o mandato de um ano. Em seu primeiro ano, a Comissão acrescentou inovações no controle de RPPS. “No primeiro ano conseguimos implantar, por meio da Comissão, o bloqueio das contas dos municípios que não comprovassem o recolhimento integral das contribuições previdenciárias devidas aos seus regimes próprios”.

Para 2019, entre os projetos está a manutenção para o bloqueios das contas do município que não comprovarem o recolhimento integral das contribuições previdenciárias devidas aos seus regimes próprios referentes ao biênio 2018/2019, para tanto devendo observar as inovações trazidas a instrução normativa nº 9 a partir de 13 de dezembro de 2018, no que trata à forma e ao prazo para o envio da prestação de contas do TCE-PI pelos prefeitos, pelos presidentes de câmaras e pelos gestores de fundos de previdência.

A comissão também pretende promover o bloqueio de contas em sede de decisão monocrática (medida cautelar), em razão também do não recolhimento integral das contribuições previdenciárias devidas aos seus regimes próprios durante o biênio 2018/2019. Também quer a instauração de representação contra os municípios que não adotarem uma das medidas de equacionamento do déficit atuarial e de novos termos ajustamento de gestão em razão da constatação da inadimplência quanto ao recolhimento de contribuições referentes a esse biênio.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais