30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralJaicósMunicípios

TCE vai julgar denúncia contra prefeita acusada de não pagar empresa contratada

O Tribunal de Contas do Estado vai julgar, na próxima segunda-feira (02), denúncia de irregularidades contra a prefeitura de Jaicós, referente ao exercício de 2014.

A denúncia foi feita pelo representante da empresa Luiz Leal de Carvalho Filho – SERVEX contra a prefeita Waldelina Sales de Moraes Soares Crisanto e trata de Ausência de pagamento dos serviços de varrição, capina e coleta de lixo, contrariando as cláusulas do contrato firmado entre o município e a empresa SERVEX.

De acordo com a denúncia, os pagamentos referentes aos meses de fevereiro, junho e julho estão em aberto, ocasião em que a prestação do serviço restou sobremaneira comprometida, uma vez que a empresa, sem tempo para estabilização de seu capital de giro para eventuais faltas trabalhistas e tributárias, encontra-se totalmente inadimplente. A falta de pagamento do contrato firmado, por parte da Prefeitura Municipal está na iminência de prejudicar a empresa de maneira quase que irreversível, uma vez que a mesma poderá tornar-se inidônea para participação em outros certames, além de prejuízos de grande monta pecuniária na ocorrência de eventuais ações rescisórias trabalhistas, tendo como foco meritório e legal, a falta de pagamento dos funcionários.

Defesa

Em sua defesa a prefeita afirmou que os atrasos verificados à época deu-se por vontades alheias à Administração Pública Municipal, das quais se destacam: a queda na receita de transferências da União em razão tanto da fraca atividade econômica quanto da política de desoneração do Governo Federal; o enorme volume acumulado de restos a pagar da União devido a municípios; a renúncia fiscal relativa a não resolução da Guerra Fiscal do ICMS; o impacto financeiro de legislações nacionais como a Lei do Piso do Magistério; os constantes aumentos do Salário Mínimo muito acima da inflação e do crescimento da receita; a omissão das demais esferas nas no financiamento da saúde; o sub-financiamento dos programas federais nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Não obstante, não há qualquer pendência financeira com a empresa contratada, vez que firmou acordo dando plena e total quitação das obrigações pactuadas.

 

Fonte: GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais