23.8 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPiauí

TCE vai julgar prestação de contas do prefeito de Itainópolis; veja

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai julgar na próxima terça-feira (8), a prestação de contas de gestão e de governo da prefeitura de Itainópolis, no comando de Paulo Lopes Moreira, referente ao exercício financeiro de 2013.

Serão analisadas algumas irregularidades encontradas referentes a descumprimentos de índices legais e constitucionais, inconsistências no Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro e no Balanço Patrimonial, o não envio de peças componentes da prestação de contas mensal e a ausência de licitação e fragmentação de despesas em desobediência à Lei de Licitações.

Em sua defesa, o prefeito apresentou vasta documentação para tentar sanar as falhas encontradas. “Inicialmente destacamos que os principais índices constitucionais foram obedecidos enquanto o índice relacionado a despesas do Executivo com pessoal, já foi objeto de adequação, e com relação aos prazos todos foram obedecidos. Quanto às pequenas falhas que foram apontadas foram todas justificadas, pois são de natureza técnica – contábil, de caráter sanável. Com a apresentação da documentação anexa, asseguramos que temos desenvolvido um trabalho podendo ser considerado como até ‘revolucionário’ em razão de termos recebido o município de uma gestão familiar de mais de 30 anos e tratamos de priorizar atendimento aos mais necessitados, em virtude da localização geográfica do Município, que tem obrigado ao Governo Federal e Estadual a decretar Estado de Emergência, em virtude da catástrofe da seca, pelo que só nos resta, pedir que estas justificativas sejam apreciadas com cautela, porque não agimos de má-fé ou com dolo”, afirmou Paulo Lopes em sua defesa.

O Procurador do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, emitiu um parecer se manifestando pela reprovação das contas de gestão e emissão de parecer prévio recomendando a reprovação das contas de governo, além da aplicação de multa ao prefeito Paulo Lopes, por entender que algumas falhas encontradas não foram sanadas.

Fonte: GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais