22.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

TCU aponta que 444 obras federais estão paralisadas no Piauí

Em auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo, foram analisadas mais de 30 mil obras públicas financiadas com recursos federais. Destas, mais de 30% foram consideradas como paralisadas ou inacabadas. O que corresponde a quase 20% do investimento previsto. Pelo levantamento feito TCU, das 1.334 obras financiadas pelo Governo Federal, 444 estão paralisadas no Piauí, equivalentes a 33%.

São obras como adutora de açudes no sertão, a ferrovia Transnordestina, que liga o Piauí aos estados do Ceará e Pernambuco, rodovias federais, açudes, barragens, creches, escolas , quadras e ginásios poliesportivos, além de uma Vila Olímpica, que deveria ter sido construída em Paríba.

O ministro Vital do Rêgo disse que as principais causas apontadas foram: contratação com base em projeto básico deficiente; insuficiência de recursos financeiros de contrapartida; e dificuldade de gestão dos recursos recebidos.

Os ministros do TCU recomendaram ao Ministério da Economia que, em conjunto com os demais ministérios que gerenciam recursos destinados a obras públicas, adote providências para promover maior interação e compartilhamento de informações.

Além disso, foi recomendada a criação do Cadastro Geral de Obras Públicas integrando as bases de informação com vistas a garantir maior transparência e confiabilidade das informações.

“O objetivo último é conscientizar o governo sobre os recursos já comprometidos e evitar que o poder público continue iniciando novos empreendimentos, sem capacidade financeira”, afirmou o ministro Vital do Rêgo. um amplo diagnóstico das obras paralisadas no país”, disse o ministro.

Das 38 mil obras levantadas em 5 bancos de dados do Governo Federal, mais de 14 mil estão paralisadas. Ou seja, mais de um terço das obras que deveriam estar em andamento pelo país, cerca de 37%, não tiveram avanço ou apresentaram baixíssima execução nos últimos três meses analisados em cada caso.

Juntas elas alcançam um investimento previsto de R$ 144 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões já foram aplicados.

Meionorte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais