23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Técnicos Administrativos da Uespi encerram a greve hoje

Os Técnicos Administrativos da Uespi decidiram hoje (25) suspender a greve no setor administrativo da Instituição e por maioria de votos acataram a proposta do Governo do Estado. A categoria estava em greve há mais de 30 dias. O Governo do Estado se comprometeu a fazer um reajuste na faixa salarial dos técnicos administrativos e encaminhar para a Assembleia Legislativa um novo Plano de Cargos e Salários até final de julho. Segundo o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, esse plano vai ser aprovado em 2016 para entrar em vigor em 2017.

“Entendo que é um primeiro passo. A expectativa é que a parte burocrática, andamento de processos, vida funcional de alunos e servidores volte ao normal. É um sinal de avanço com a comunidade universitária. Nosso anseio é que na próxima segunda-feira, dia 30, na conversa que vamos ter com os professores, a categoria também possa voltar às atividades e não prejudicar o semestre dos alunos da Uespi”, afirma Franzé.

De acordo com Franzé, o maior prejudicado são os alunos, afinal são mais de 30 dias de paralisação. Para os professores, o Governo do Estado se comprometeu a fazer as promoções de mestrados e doutorados e mudanças de níveis dividido em duas parcelas, observando o impacto financeiro. “Seria uma parcela em junho e a outra em outubro deste ano”, afirma.

O compromisso do Governo com os professores é constituir uma comissão que irá fazer a minuta do edital de concurso para professores efetivos. Esse edital será lançado logo que seja concluído o PDI-Plano de Desenvolvimento Institucional da Uespi, que é feito por eles. De acordo com Franzé, o governador confirmou investimentos de R$ 25 milhões para melhoria na estrutura da Uespi e ampliação de 25% das bolsas para os alunos. Hoje são em média, 800 bolsas. O governador autorizou ampliar para mil bolsas.

“O primeiro pedido dos professores era retirar a Uespi da Lei Geral de Lotação. Isso já foi atendido pelo Governador. Nossa expectativa agora é de que os professores também possam voltar ao trabalho na segunda-feira, dia 30.

 

 

Cidadeverde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais