23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Telemedicina pode ser solução para falta de médicos em cidade do Piauí

Uma reportagem do Fantástico, Rede Globo, neste domingo (03/02), mostrou que as consultas por vídeo conferência já são realidade em todo o Brasil. A prática conhecida como telemedicina é uma forma de levar a saúde em locais de difícil acesso.

A cidade de Guaribas no interior do estado sofre com a falta de médicos, com a nova tecnologia, essa realidade pode ser mudada. A repórter Neyara Pinheiro como funciona.

O médico pode estar em um grande centro de atendimento de saúde, realizando um atendimento de forma virtual, pela tela do computador ou smartphone, porém com algumas condições.

    Reprodução Rede Globo

O paciente precisa estar acompanhado de um profissional de saúde, com enfermeiro ou técnico de enfermagem. Essa é uma das regras da nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A resolução será publicada nesta semana trata da telemedicina no país.

  Foto: Reprodução/ TV Globo

A primeira consulta de preferência ainda tem que acontecer de foma presencial, e a sequência com acompanhamento pode acontecer por telemedicina. Em casos de difícil acesso até mesmo a primeira consulta acontece a distância.

    Foto: Reprodução/ TV Globo

Em nota, o ministério da saúde informou que até março, as vagas de médicos estarão preenchidas na município de Guaribas.

“Agora em fevereiro teremos a chance dos médicos formados no exterior preencheram as vagas que sobraram após a saída dos médicos cubanos. Ou seja, até março as vagas estarão preenchidas”.

Fonte: 180graus/com informações do Fantástico da Globo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais