23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Temer rebate comentários de Lula e o acusa de ‘reescrever a história com narrativas ideológicas’

Brasília - O Presidente interino, Michel Temer, participa de reunião com os secretários de Segurança Pública de todos os Estados, no Ministério da Justiça (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-presidente Michel Temer (MDB) rebateu a fala do atual mandatário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o chamou de golpista em discurso na Prefeitura de Montevidéu, capital uruguaia, nesta quarta-feira (25).

Temer afirmou, em nota divulgada em suas redes sociais, que o petista insiste em manter-se no palanque e tenta “reescrever a história por meio de narrativas ideológicas”. O centro das críticas do atual presidente é o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, chamado por ele de golpe.

“Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi na verdade aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição”, disse o ex-presidente, que chegou ao Planalto após o impeachment.

Além disso, o emedebista disse ter destruído o desemprego, a taxa de juros e a inflação, por meio de medidas como a reforma trabalhista e a Lei das Estatais, e afirmou que “com a nossa chegada ao governo o Brasil não sofreu um golpe institucional, foi sim ‘vítima’ de um golpe de sorte”.

“Recomendo ao presidente Lula que governe olhando para a frente, defendendo a verdade, praticando a harmonia e pregando a paz”, concluiu o ex-presidente.

O discurso de Lula em Montevidéu ocorreu na esteira das viagens realizadas pelo presidente desde a segunda-feira (23), em torno de uma sinalização pró-integração regional, paradigma escanteado pelo antecessor, Jair Bolsonaro (PL), e a favor do Mercosul, bloco econômico da região.

O petista dirigiu-se à prefeitura da cidade para receber o prêmio Mais Verde da prefeita Carolina Cosse, da frente ampla de esquerda, e discursou para apoiadores, que gritaram “sem anistia”, em referência a Bolsonaro e seus aliados.

Já Temer rebateu o atual mandatário antes sobre o processo que o alçou à Presidência -às vésperas do segundo turno, ele repetiu a ideia de que o Brasil havia passado por um golpe de sorte quando Lula afirmou, em debate, que Bolsonaro havia recebido a chefia do Executivo de um golpista.

À época, o ex-presidente afirmou lamentar a “deselegância” do petista e ressaltou que Dilma foi derrubada pelo povo e pelo Congresso Nacional. “Na verdade, o que aconteceu no Brasil foi um ‘golpe de sorte’, pois recuperamos o país da maior recessão da sua história”, disse ele em publicação no Twitter.

Fonte: MATHEUS TUPINA, Folhapress

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais