35.4 C
Piauí
3 de dezembro de 2021
Cidades em Foco
Geral Política

“Temos que recuperar a credibilidade do parlamento”, diz deputado sobre 180 anos da Alepi

O deputado estadual Wilson Brandão fez um retrospecto dos 180 anos do parlamento brasileiro e piauiense e disse que o grande desafio é recuperar a credibilidade do parlamento. Em alusão a data, a sessão da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), desta segunda-feira (04), será realizada na Câmara Municipal de Oeiras.

“Há alguns anos estamos sofrendo uma crise de credibilidade no parlamento brasileiro, que envolve as Câmaras Federais, Senados e Assembleias Estaduais. Precisamos trabalhar para resgatar o prestígio com a sociedade piauiense e brasileira. A Alepi, de uns 10 anos para cá criou meios de comunicação- como a TV e a Rádio Assembleia – com intuito de aproximar o eleitor, abrir debates internos. Outro canal de aproximação são as audiências públicas”, disse o parlamentar, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira(04).

 

Ele ainda destacou pontos altos e baixos da história do legislativo estadual e relembrou momentos que a Assembleia esteve fechada por dois momentos: De 1930- 34 e de 1937-45.

 

“Os 180 anos do poder legislativo é um fato relevante. Essa história começou em Oeiras, ficou lá na capital, província do Piauí, até 1852 e veio para Teresina ficando como Assembleia Provincial até 1889, com o advento da República. A partir daí se transformou em Câmara dos Deputados do Piauí e somente em 1930 se transforma em Assembleia Legislativa dos Deputados do Piauí”.Nestes períodos não houve Assembleia Legislativa, Câmara Federal e nem Senado. Os governadores eram interventores e os prefeitos eram nomeados pelos governadores estaduais. Por outro lado, de 45 a 64, tivemos períodos de plena democracia, quando tivemos o debate pleno de ideias em nosso parlamento. Também houve aquele período difícil da ditadura”, reitera.

 

“Mitos e histórias da política piauiense”

Em continuidade às comemoração dos 180 anos do parlamento, o deputado estadual irá lançar, nesta terça-feira (05), antes da sessão plenária da Alepi, o livro “Mitos e histórias da política piauiense”, no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade. A obra é um relato sobre as personalidades da política estadual desde a criação do parlamento.

 

“O livro retrata parte da história dos 180 anos de legislativo estadual. Ele traz a história da política piauiense partidária e as eleições estaduais que ocorreram de 1945, com a queda de Getúlio Vargas quando caiu o Estado Novo e o Brasil foi redemocratizado, até 2014”, explica.

 

O livro está sendo reeditado e ampliado, a primeira edição é de 2006. O parlamentar ressalta que a obra é uma contribuição para a classe política piauiense e é indicado para pesquisadores, estudantes.

 

 

 

Fonte: Graciane Sousa / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais