22.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeral

Teresina decide não exigir passaporte de vacina e promete monitorar alunos

Foto: Ascom/Semec

O retorno das aulas na rede municipal de Teresina será sem a obrigatoriedade do passaporte de vacina, no entanto, a prefeitura promete monitorar os estudantes e municiar os órgãos sanitários com informações sobre o processo de imunização dessas crianças. Na quarta-feira (19), uma reunião com diretores das unidades de ensino discutiu as orientações pedagógicas do ano letivo de 2022.

“Nós não podemos privar o estudante do direito ao acesso à educação. Esse monitoramento pode servir para órgãos competentes em uma possível busca de quais crianças não foram imunizadas. Agora que nós estamos iniciando a vacinação das crianças de 5 até 11 anos. Basicamente só os dois últimos anos de ensino da rede – que é o 8º e 9º ano- que de fato já teriam sido imunizados”, explicou o secretário executivo de ensino da Secretaria de Educação da capital, Kleytton Halley.

Segundo ele, em razão das medidas sanitárias contra a disseminação do coronavírus, as aulas ainda não voltarão a ser 100% presencial, mas todos os alunos estarão na escola em sistema de rodízio.

“As aulas serão no primeiro momento, enquanto o processo de imunização dessas faixas etárias não avança, de forma hibrida. Serão dois grupos e todos os dias com 50% dos alunos por unidade de ensino”, afirma.

De acordo com o secretário, a única modalidade com capacidade do retorno 100% presencial é a educação de jovens e adultos. “Pois já concluiu seu ciclo de imunização. Os demais, a rede vai fazer monitoramento”, ressalta.

Kleytton Halley reforça que o passaporte de vacina não será impeditivo para o estudante ter acesso à sala de aula.

“Se os órgãos competentes fizerem essa busca juntos, nós vamos informar e cobrar dos pais, pois isso é uma responsabilidade das famílias em relação a imunização. Vai ser feito só um monitoramento até para registro dos órgãos, mas esse elemento (passaporte) não será impeditivo para que esse aluno frequente, pois a educação é um direito dessas crianças”, afirma.

Já em relação aos professores e servidores, o gestor destaca que os trabalhadores já concluíram o ciclo de imunização em novembro. “Eles já estão no cenário da dose de reforço”, pontua.

O retorno das aulas na rede municipal está previsto para acontecer no dia 7 de fevereiro, para os alunos do ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais