33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Teresina recebe pacientes de mais de 300 cidades e é a líder do país em alta complexidade, diz IBGE

Cidade é a mais procurada do país em casos de alta complexidade. — Foto: Reuters

Teresina é a capital do país que mais recebe pacientes de outras cidades para atendimentos de alta complexidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são mais de 300 cidades brasileiras atendidas. Segundo a pesquisa, que analisou capitais destino de serviços saúde, Teresina é também a segunda do país em atendimentos de baixa e média complexidade.

Alta complexidade

Mapa do IBGE mostra a região do Piauí, parte do Maranhão em Pará em Roxo, devido à alta procura pela capital piauiense.  — Foto: Divulgação/IBGE

Mapa do IBGE mostra a região do Piauí, parte do Maranhão em Pará em Roxo, devido à alta procura pela capital piauiense. — Foto: Divulgação/IBGE

A capital aparece no topo da lista com 300 cidades atendidas. A pesquisa destaca o atendimento de pacientes de várias outras cidades de pelo menos dois outros estados: Maranhão e Pará, além de todo o estado do Piauí, que possui 224 municípios.

“Teresina não apenas cobre todo o estado do Piauí, mas se sobrepõe à influência do Arranjo Populacional de São Luís/MA no centro-sul do Maranhão, chegando até a atrair cidades do leste paraense”, informou o IBGE.

De acordo com a pesquisa, em termos de deslocamento para Teresina em busca de atendimento ou procedimento médico, os pacientes enfrentam em média 283 km para procedimentos de alta complexidade, o oitavo maior deslocamento do país. A média brasileira de distância percorrida em busca de atendimento médico é de 72 km.

No segundo lugar aparece a capital mineira, Belo Horizonte, com atendimentos de pacientes de 262 cidades. A capital com menor procura é Boa Vista (RR), atendendo casos de 14 municípios.

Sistema de saúde sobrecarregado e combate ao coronavírus

O IBGE informou que a pesquisa é feita a cada 10 anos e que antecipou para o Ministério da Saúde e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) as informações da pesquisa sobre o deslocamento da população para cidades em busca de serviços de saúde.

Segundo o instituto, com os dados os órgãos poderão elaborar políticas públicas, planos e logística para enfrentar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Sobre a pesquisa, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), chegou a comentar em suas redes sociais que a situação gera preocupação.

“Nossa preocupação não é à toa. Com uma pandemia como essa, não estamos preparados nem para atender bem os teresinenses. Imagine ter que atender outros 300 municípios. Fique em casa”, disse.

Baixa e média complexidade

A capital piauiense perde apenas para Goiânia (GO) quando se trata da busca por média e baixa complexidade. A capital goiana recebe pacientes de 115 municípios, segundo o IBGE. Teresina recebe pacientes de 95 cidades para atendimentos mais simples.

O Rio de Janeiro é a capital com menor busca de paciente de outras cidades, atendendo a população de nove municípios.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais