27.8 C
Piauí
26 de junho de 2019
Cidades em Foco
Geral Polícia

Teresina registra média de quase nove veículos roubados por dia em 2019

De janeiro a abril deste ano, foram registrados 1074 roubos de veículos em Teresina, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 895 veículos foram roubados. Os dados são do relatório de estatísticas criminais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

O maior número  foi registrado em abril, fechando um total de 301, seguido do mês de março, com 267 ocorrências. Em janeiro o número foi de 257 roubos. As ocorrências caíram um pouco em fevereiro, quando foram registrados 249.

Considerando os 120 dias do primeiro quadrimestre, a média chega a quase nove (8,95) veículos roubados por dia, superando os números do primeiro bimestre.

O mês de abril de 2019 registrou um número de veículos roubados superior desde janeiro de 2015 quando 291 veículos foram roubados. Até então, o mês de junho de 2018, com 294 roubos, liderava o ranking.

Gráfico: Secretaria Estadual de Segurança Pública

A ação integrada entre a Polinter, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem sido importante para o combate ao crime envolvendo veículos. Para a polícia, o roubo de veículos geralmente precede outros crimes, como assaltos.

A prevenção através do desmonte do comércio criminoso é uma das saídas. Operações para quebrar a cadeia que envolve os receptadores, desmontadores e adulteradores de veículos têm sido lançadas.

Prisões já chegam a 90%

Em abril a Polinter deflagrou a operação Contra-Ataque II e III que prendeu integrantes de um grupo de assaltantes de carros que focava em motoristas mulheres, em sua maioria idosas. Em maio foi a vez da Operação Satélite, que desarticulou membros de associações que atuavam com oficinas clandestinas e desmanches de automóveis para o comércio ilegal de peças em Teresina. Desmanche de motocicletas também foram localizados.

Foto: Divulgação Polinter

Segundo a Polinter, até o dia 31 de maio de 2019, chega a 100 o número de mandados de prisão cumpridos envolvendo roubos de veículos, o que equivale a 90% dos mandados de 2018. O dado já é quase o total registrado no ano passado, quando 110 mandados foram expedidos. Ainda de acordo com a Polinter, o índice de recuperação de veículos é de 73%.

Cuidados

A polícia orienta a população a estacionar os veículos em locais fechados ou com movimentações de pessoas. A precaução pode dificultar a prática do criminoso, que busca uma situação de fragilidade da vítima.

Cuidados básicos como a atenção na entrada e na saída de casa, do trabalho e de pontos comerciais também são importantes. De acordo com a Polinter, 90% dos casos de roubos de veículos se dão nessas situações quando o condutor é obrigado a parar ou reduzir a velocidade.

Compra de usados

São necessários cuidados na hora de comprar um veículo usado, atentando para a procedência do carro ou da motocicleta. Em caso de compra de um veículo roubado, o dono pode responder a um processo por receptação. O preço abaixo do valor de mercado e a ausência de documentação são indícios de veículos comercializados ilegalmente.

Denúncias

Denúncias para a Polinter podem ser feitas através do  (86) 3216-5305 e (86) 99586-6531- Whatsapp.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz ministro

Junior Oliveira

Em Brasília, prefeito GD cobra e Wellington Dias garante retomada de obra de asfalto em Jacobina

Junior Oliveira

Apenas Picos e mais dois municípios piauienses se habilitaram ao ICMS ecológico em 2016

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais