32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Teresina tem 2º maior volume de chuvas entre capitais em janeiro

Teresina foi a segunda capital do Nordeste com maior volume de chuvas em janeiro. A informação é do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) que determina quem atinge a média no Brasil. Apesar disso, a capital piauiense não atingiu o volume esperado.

De acordo com o dado, Teresina teve 189 milímetros (mm) de chuvas para o mês, sendo que o esperado era de 196,8 mm. São Luís-MA teve um volume quase três vezes mais que o da capital teresinense e ficou em primeiro com 556 mm. Um desvio de 145,9% já que o esperado era de 226 mm na “Ilha do Amor”. Em terceiro ficou Natal-RN com 184,7 mm também bem acima do esperado que era só de 61mm.

Maceió-AL foi a capital nordestina que menos choveu no mês de janeiro, cinco milímetros apenas, quando o esperado era de 83mm, um desvio de 94% a menos.

De acordo com o climatologista Werton Costa, professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o mês de janeiro começou com poucas chuvas em Teresina, mas na segunda quinzena foram aumentando e a expectativa é que os temporais se mantenham nos próximos dias.

“Vamos ter a permanência desse sistema a zona de convergência é o do momento e o Vecam que deixou o tempo mais aberto nos últimos dois dias, ele está empurrando umidade, praticamente disputando com a zona de convergência deixando essa condição de instabilidade, que tem favorecido essas chuvas. Vamos observar nos próximos dias temporais com essas características ocorrendo em nossa região”, destacou o professor.

Confira as médias de chuvas do mês de janeiro das capitais nordestinas:

Fonte: Caroline Oliveira / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais