18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Themístocles e Hélio fecham chapa única e atribuem consenso a Wellington Dias

Atualizada às 11h55

O deputado Themístocles Filho (MDB) ao lado do deputado Hélio Isaías (Progressistas) apresentou a chapa que foi registrada na manhã desta quarta-feira(30).
Themístocles falou da importância do consenso e citou a participação do governador Wellington Dias (PT) como fundamental no processo.

“Desde o princípio nós defendemos a importância do consenso. Os deputados devem se unir agora para o que realmente importa para o Piauí. O governador entrou em contato e pediu o consenso. O importante é manter a base unida”, destacou.

O PT assume a primeira secretaria na chapa com a indicação do deputado Fábio Novo, apesar de compor a chapa com Themístocles, ele continua defendendo renovação da Casa.

“Em 2015, o contexto era diferente. Nós mantemos a nossa ideia de alternância no poder da casa, mas agora o deputado Themístocles garante que não será mais candidato. Vamos continuar discutindo o que for de interesse da Assembleia”, afirmou.

O deputado Hélio Isaías que retirou a candidatura, após o consenso, afirma que foi importante o pedido do governador.

“Nós já estávamos com uma chapa pronta para registrarmos hoje às 9 horas. Mas, com pedido do governador entendemos que o melhor era manter a união. Retiramos nossa candidatura e aqui não existe inimigo. Somos amigos do deputado Themístocles e de todos e o importante é os deputados continuarem unidos” , disse.

Atualizada às 11h20

Após intensas reuniões na manhã desta quarta-feira (30), um consenso. A eleição na Assembleia Legislativa terá chapa única liderada pelo deputado Themístocles Filho (MDB) e  vice-presidente Fernando Monteiro (PRTB).

Com interferência do governador Wellington Dias (PT), os grupos adversários chegaram a um acordo por volta das 11h de hoje, duas horas antes de encerrar o prazo da inscrição de chapa. O deputado Hélio Isaias (Progressistas) desistiu da disputa, mas ainda não se posicionou. A eleição acontece nesta sexta-feira (1º) e terá votação secreta. O PT ficou com a primeira secretária da mesa diretora.

Veja como fica a mesa diretora da Alepi:

Presidência – Themístocles Filho (MDB)
1ª vice-presidência – Fernando Monteiro (PRTB)
2ª vice-presidência– Dr. Hélio (PR)
3ª vice-presidência – Evaldo Gomes (PTC)
4ª vice-presidência  – Firmino Paulo (Progressista)
Primeira Secretaria – Fábio Novo (PT)
Segunda Secretaria – Marden Meneses (PSDB)
Terceira Secretaria – Flávio Júnior (PDT)
Quarta Secretaria – Coronel Carlos Augusto (PR)

Fernando Monteiro garantiu que irá para o Progressistas e disse que se colocou à disposição para a união da base.

“A escolha do nosso nome se deve pela necessidade do consenso. O deputado Júlio Arcoverde e outros colegas do Progressistas nos procuraram e em nome da união resolvemos aceitar a primeira vice presidência. O importante é manter a unidade da base. Eu devo me filiar ao Progressistas em breve”.

Júlio Arcoverde, presidente do Progressistas no Piauí, ressaltou que a  intervenção do governador foi fundamental para o consenso.

“O governador ligou para os deputados, trabalhou para o consenso e isso foi fundamental. O senador Ciro Nogueira e o Assis Carvalho se esforçaram para este consenso. Com o empenho dessas autoridades foi mais fácil conseguir a união da base. Não tem divisão, estamos todos unidos”.

Atualizada às 10h30

Os deputados Fabio Xavier e o Dr. Hélio anunciaram que o PR desistiu da 1ª vice-presidência e com isso se chega ao consenso da chapa única para eleição na Assembleia Legislativa do Estado. O coronel Carlos Augusto (PR) também devem compor a Mesa Diretora.

A alternativa para apaziguar os ânimos entre os grupos adversários na Alepi é o nome do deputado Fernando Monteiro. O parlamentar irá se desfiliar do PRTB e vai para o Progressistas.

“É uma homenagem do Progressistas ao decano da Casa, o deputado Fernando Monteiro, que tem bom relacionamento na Assembleia e merecia essa homenagem”, disse Júlio Arcoverde, do Progressistas.

“Nós sempre lutamos pelo consenso. O governador ontem entrou em contato conosco e defendeu o consenso e o PR não seria empecilho para isso então abrimos mão”, afirmou deputado Fábio Xavier, presidente do PR.

Dr. Hélio afirma não ter mágoas de como o processo foi conduzido. “Não ficou sequelas porque o importante é a base continuar unida. Mais importante do que cargos é manter a união da Casa em torno do que realmente importa que é o bem do Piauí”.

Matéria original 

Último dia para o registro de candidaturas para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí e o impasse permanece. Do exterior, o governador Wellington Dias (PT) tenta consenso e conversa com os aliados. Ontem à noite, Dias ligou para o atual presidente da Casa, deputado Themístocles Filho  ( MDB), que tenta à reeleição, e para o deputado Dr. Hélio (PR).

O impasse para a formação da chapa única se deve à disputa pela vaga de primeiro vice-presidente da Casa.

O PR indicou Dr. Hélio para o posto. O Progressistas afirma que só participará da chapa de consenso caso assuma a vaga que é do PR.

“O governador ligou para o nosso presidente Themístocles Filho. E ele trabalhou pelo consenso. Acredito que está 90% fechado”, disse o deputado João Madison (MDB).

Para o consenso, o deputado Evaldo Gomes abriria mão da segunda vice-presidência pelo PR. E o Progressistas ficaria com o primeiro.

Neste momento, PT, PR e Progressistas estão reunidos.

Há indicativo de que o consenso saia nas próximas horas. Os candidatos têm até às 13h para registrar chapa.

A interferência do governador, que defende união da base, está sendo fundamental para o consenso.

O Progressistas poderá indicar o nome do deputado Wilson Brandão para a primeira vice na chapa de Themístocles Filho.

Fonte: Flash Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais