22.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

TJ comunica OAB para iniciar processo de escolha do novo desembargador

Foto: Ascom/TjPI

O Tribunal de Justiça do Piauí comunicou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para iniciar o processo de escolha do novo desembargador.

No dia 15 de outubro deste ano, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho completará 75 anos e terá aposentadoria compulsória.

Com o afastamento do magistrado, a vaga é do Quinto Constitucional, ou seja, é um desembargador oriundo da OAB.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, José Ribamar Oliveira informou ao Cidadeverde.com que esse processo será diferente dos anos anteriores para não prejudicar o julgamento dos processos.

“A OAB só iniciava o processo de escolha quando o desembargador se aposentava e demorava de dois a três meses. Com essa nova medida, a Ordem pode já iniciar o processo com o desembargador no cargo e sem prejuízo para o julgamento dos processos. Dia 16 de outubro, a OAB já poderá enviar a escolha dos seis nomes para o Tribunal”, disse o presidente do TJ.

O Tribunal de Justiça tem um acumulo de processos e um atraso de dois a três meses para esperar todo o processo de escolha prejudicaria os julgamentos.

Como é escolhido o novo desembargador

A OAB irá convocar uma eleição para escolha de 12 advogados aptos para ocuparem a vaga do Quinto Constitucional. Em seguida, o Conselho da Ordem, indicará uma lista sêxtupla e o plenário do Tribunal escolherá três nomes. Após a sessão, a lista tripla será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT) para que escolha o novo desembargador do Tribunal.

No próximo ano, o desembargador Francisco Paes Landim também será aposentado.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais