26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolícia

Transnordestina diz à polícia que gravações proibiam o metrô de seguir

Em depoimento à polícia, funcionários da Ferrovia Transnordestina afirmaram que a colisão do trem de carga com o metrô – ocorrida no último dia 11, que resultou na morte de duas pessoas – aconteceu por uma falha de comunicação. De acordo com o delegado Flávio Rangel, que preside o inquérito, os funcionários garantem que há gravações que comprovam que o trem foi autorizado a voltar nos trilhos.

Os depoimentos começaram a ser colhidos nesta terça-feira (17). “As pessoas da FTP relatam que estavam fazendo a manutenção da ferrovia e que a previsão de conclusão era para 16h, mas o prazo não foi cumprido. O metrô teria que parar na guarita 1, para esperar o trem de carga retornar. Só depois estaria livre para seguir, mas se antecipou. É o que diz o pessoal da Transnordestina. Eles também dizem que foi dada autorização para eles voltarem e que existem gravações via rádio das orientações passadas, confirmando que poderiam seguir de ré”, explicou o delegado.

Em entrevista ao Jornal do Piauí de hoje, Flávio Rangel acrescentou que já solicitou essas gravações à empresa e que na próxima quinta-feira (19), serão ouvidos os funcionários da Companhia Metropolitana. “As duas empresas também estão fazendo uma investigação paralela. Pelo que o pessoal da Transnordestina disse, o local é de difícil visibilidade, por isso não foi possível evitar o acidente. Mesmo assim, o maquinista freou. Se não tivesse freado, a tragédia seria até maior”, avalia o delegado.

O acidente

Por volta das 16h do dia 11 de novembro, o metrô de Teresina bateu na traseira do trem de carga da Transnordestina, que realizava a manutenção da linha férrea próximo a ponte sobre o Rio Poti, na avenida Higino Cunha. Na colisão, dois maquinistas morreram, um de cada composição. Uma segunda pessoa que estava no metrô conseguiu pular e foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Os corpos das duas vítimas fatais só foram retirados das ferragens por volta das 20h. Em nota divulgada na manhã seguinte, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) disse que as primeiras investigações indicam descumprimento do procedimento operacional pelo Metrô de Teresina, que teria avançado uma SB (seção de bloqueio) sem permissão.

 

 

Jordana Cury / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais