Transparência: Prefeito promove audiência pública e presta conta a população de Queimada Nova

Uma gestão municipal que gere recursos públicos, deve está pautada em dois pilares importantes, que são transparência e democracia. E foi seguindo estes princípios, que o prefeito Raimundo Júlio, promoveu na manhã da última segunda-feira, 24, uma audiência pública para a elaboração do orçamento do ano de 2019, revisão do PPA, LDO e prestação de contas do ano de 2017 e primeiro semestre de 2018.

O evento transparente e democrático foi realizado na Unidade Escolar Padre Teixeira e contou com a presença do prefeito Raimundo Júlio, do vice-prefeito Jeso Dias, dos secretários municipais, vereadores e sociedade civil organizada do município de Queimada Nova do Piauí.

A audiência pública foi aberta oficialmente pelo prefeito Raimundo Júlio que realizou um breve discurso, cumprimentando todo o público presente e se colocou a disposição de todos. Em seguida, a palavra foi franqueada ao vice-prefeito Jeso Dias que também fez um breve discurso destacando a importância da audiência de prestação de constas da gestão municipal.

Dando continuidade, foi iniciado a apresentações das ações desenvolvidas em cada secretaria do município. A secretária de Desenvolvimento Social, Elidiane Macedo, foi à primeira explanar sobre as ações da pasta, destacando a realização de diversas atividades como cursos que incentivam a geração de renda das famílias, capacitações de funcionários para desenvolver um serviço ainda melhor ao povo do município, dentre outros.

O secretário de Cultura e Esportes, Cassiano Dias, que mesmo a pasta sendo criada há pouco tempo foi possível realizar diversas ações, como o resgate do campeonato municipal de futebol amador, reforma de vários campos de futebol, apoio a torneios e campeonatos de futebol no município, doações de mais de 200 bolas, apoio total a II Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí, realização de festa dançante no aniversário da cidade, melhoramento da programação da Caprinova com grande estrutura e atrações, que aqueceu a economia local, além de ornamentação natalina na cidade.

Na secretaria de agricultura foi apresentada inicialmente a estrutura da secretaria, reforma do matadouro público, avanços no programa operação carro pipa que teve um grande aumento no número de famílias atendidas pelo programa no município de Queimada Nova, Garantia Safra, dentre outras ações que foram desenvolvidas pela gestão atual.

A secretária de educação Edileuza Dias de Amorim apresentou o quadro geral da rede municipal de educação, destacando o quadro de funcionários das escolas municipais. Edileuza frisou sobre o melhoramento no transporte escolar do município e apresentou imagens de diversos eventos promovidos pela secretaria na gestão do prefeito Raimundo Júlio.

A secretária de saúde Maria Nazaré Coelho de Carvalho explanou inicialmente sobre as ações quadrimestrais da administração municipal e apresentou a estrutura da secretaria municipal de saúde de Queimada Nova. Maria Nazaré enfatizou que recebeu a saúde com diversos problemas, inclusive, com o nome do município no CAUC, fazendo com que a prefeitura deixasse de receber recursos estaduais e federais. Ela enumerou o aumento no número de consultas, exames e diversas outras ações na saúde pública do município que é fruto do compromisso da atual gestão com o povo de Queimada Nova.

Gilmar Macedo de Andrade realizou a explanação sobre a secretaria de transportes e detalhou a situação precária que foi encontrada a frota de veículos municipal, mas que com muita garra e determinação do prefeito Raimundo Júlio foi possível recuperar os veículos. Gilmar afirmou que atualmente o município conta com uma oficina para realizar a manutenção nós veículos da prefeitura, agilizando o conserto dos carros para que a população possa ser atendida de forma rápida.

Na secretaria de obras foram apresentadas uma série de ações promovidas em pouco mais de um ano e meio de administração do prefeito Raimundo Júlio em Queimada Nova, destaque para a retomada de obras importantes como a do colégio na sede e colégio do capim, obras essas que foram encontradas paralisadas, mas com muito esforço da gestão municipal elas foram reiniciadas, dentre outras ações como recuperação de estradas vicinais do município.