25.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TRE cassa 1º prefeito eleito no Piauí e ordena novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito eleitos em Miguel Leão, município a 88 km de Teresina. Joel de Lima (PSD) e Jailson de Sousa (PT), prefeito e vice respectivamente, foram julgados na sessão plenária desta segunda-feira (13) sob a acusação de conduta vedada a gestor público. O TRE determinou ainda a realização de novas eleições no município com data a ser definida. O relator do processo foi o juiz José Wilson Araújo Júnior.

O gestor é o primeiro prefeito eleito que teve o mandato cassado após as eleições de 2016. Ele foi acusado ainda de abuso de poder político e econômico por ser prefeito concorrendo a reeleição  e ter participado de inaugurações em período vedado. O prefeito esteve na inauguração de um Centro de Idosos e de um estádio de futebol chamado Altamirão.

Na época das eleições de 2016, ele teve o registro da candidatura cassado pelo juiz da zona de Monsenhor Gil, mas mesmo assim seguiu com a candidatura. Joel foi eleito com 53,52% dos votos válidos, foi diplomado e tomou posse no dia 1 de janeiro deste ano.

Hoje, o TRE por quatro votos a dois decidiu pela cassação do prefeito e do seu vice com o qual compõe chapa. Além de ter o registro cassado, Joel ainda foi condenado a oito anos de inelegibilidade, prazo a contar a partir das eleições municipais de 2016.

 

Rayldo Pereira / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais