23.3 C
Piauí
6 de dezembro de 2022
Cidades em Foco
GeralPolítica

TRE já registrou 376 denúncias de propaganda irregular no Piauí; aumento de 170%

TRE - Foto: Cidadeverde.com

Faltando 4 dias para as eleições de 2022, a Justiça Eleitoral do Piauí já somou pelo menos 376 denúncias de propaganda irregular nas zonas eleitorais do estado.

Os dados foram repassados nesta quarta-feira(28) pelo juiz Marcelo Pio, presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, que destaca que o número representa um aumento de mais de 170% em relação aos processos do pleito de 2018.

Nas eleições de 2018, foram 138 processos distribuídos durante toda a campanha.

“A gente ficou até surpreso com a quantidade de ações que tivemos aqui. Não somente na questão da fake news, mas, da desinformação em si, até algo que foi verdade, foi tirado de contexto e colocado em outro cenário. É o que está acontecendo muito nestas eleições”, disse.

O juiz destacou que houve um aumento substancial em relação as denúncias apresentadas sobre a propaganda eleitoral irregular, sobretudo, na internet, uma novidade nas estratégias de campanhas deste ano. No site do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), todos registraram o uso de plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

“Essa eleição é um marco na questão da internet, tiveram muitas coisas novas em relação a questão da internet, mas, estivemos preparados para dar a solução rapidamente”, detalhou. “O resultado está aí, inclusive, tivemos um aumento de 200% em relação aos processos”, disse.

Entre as ações estiveram, principalmente representações, recursos, agravos, direito de resposta, reclamações e com destaque para petições de acesso a pesquisa eleitoral.

O levantamento do TRE-PI, ainda apontou que a maior parte das ações foram de denúncias de candidatos a governador contra candidato a governador. Até o último dia 20, foram pelo menos 157 representações de um candidato contra o outro.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais