30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TRE ordena remoção de toalhas com estampas de Bolsonaro e Lula vendidas no Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) determinou a remoção de peças de toalha de banho contendo imagens dos pré-candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), que estavam sendo comercializadas no cruzamento das avenidas Homero Castelo Branco e Dom Severino, zona Leste da capital.
O TRE julgou como procedente a representação feita Ministério Público Eleitoral e considerou que as peças podem ser consideradas propaganda eleitoral extemporânea
Segundo o MP Eleitoral, as peças de toalhas de banho, supostamente para venda ao público, estampam o rosto dos pré-candidatos, com os dizeres como “Tô com Lula para o Brasil voltar a sorrir” e “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Fechado com o Bolsonaro”.
Propaganda eleitoral 
A propaganda eleitoral costuma ser conceituada como aquela elaborada por partidos políticos e candidatos com a finalidade de captar votos do eleitorado para investidura em cargo público-eletivo.
Na modalidade antecipada, caracteriza-se por levar ao conhecimento público, ainda que de maneira disfarçada ou dissimulada, candidatura ou os motivos que induzam à conclusão de que o beneficiário é o mais apto para o cargo em disputa.
Conforme a Lei, a propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição.
Para o relator, atuação foi imposta como forma de garantir o cumprimento da norma eleitoral e o princípio da isonomia entre candidatos ou eventuais candidatos, bem como evitar prejuízos à coletividade, fazendo-se, assim, imperiosa a expedição de ordem para cessar a prática ilegal, nos termos da legislação correlata.
Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais