30.7 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

TRE-PI nega recurso que pedia cassação do mandato do prefeito de Geminiano Erculano

Em sessão judiciária ordinária realizada na manhã da última terça-feira, 6, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), rejeitou recurso interposto pela coligação “A vitória da força do povo” e negou o pedido de cassação do mandato do prefeito de Geminiano, Erculano Edmilson de Carvalho (PP) e do seu vice, Luiz Gonzaga Filho Pinheiro (Solidariedade).

A decisão do TRE diz respeito a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada pela coligação “A vitória da força do povo”, formada pelos partidos do MDB e PSD. A aliança tinha como candidato a prefeito Manoel Borges de Moura, o Marli (MDB), que ficou em segundo lugar.

Segundo apurou a reportagem do JP on line, na ação o candidato Marli alegou corrupção ou fraude eleitoral na cota de gênero, fatos que teriam comprometido a lisura do pleito, vencido por Erculano Edmilson de Carvalho com uma maioria de 492 votos.

Em sentença prolatada no dia 20 de setembro do ano passado o juiz da 62ª Zona Eleitoral, com sede em Picos, José Airton Medeiros de Sousa, julgou improcedente a denúncia. Insatisfeito, Marli recorreu ao TRE-PI, mas a corte em julgamento realizado na última terça-feira manteve a decisão de primeira instância.

Decisão

O relator do processo foi o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, que se manifestou pela manutenção da sentença de primeiro grau e foi seguido pela maioria dos membros da corte.

“Resolveu o tribunal, à unanimidade, nos termos do voto do relator e de acordo, em parte, com parecer ministerial, acolher a preliminar de ilegitimidade passiva da coligação – Junto podemos fazer muito mais – e rejeitar as preliminares de inépcia da inicial e a de ilegitimidade passiva dos candidatos recorridos aos cargos majoritários. No mérito, por maioria nos termos do voto do relator e em dissonância com o parecer do Procurador Regional Eleitoral conhecer e negar provimento ao recurso para manter a decisão vergastada. Vencido Antônio Lopes de Oliveira votou em consonância com o parecer ministerial pelo provimento do recurso” – detalha a decisão da corte. 

Resultado das eleições

Candidato pela coligação “Juntos podemos fazer muito mais”, composta pelos partidos do PP, PDT e Solidariedade, Erculano Edmilson de Carvalho (PP) venceu as eleições de geminiano com 2.578 votos, equivalente a 54,58% dos votos válidos.

O segundo colocando foi o candidato da coligação “A vitória da força do povo”, formada pelos partidos do MDB e PSD, Manoel Borges de Moura, o Marli (MDB). Nas urnas ele conquistou 2.086 votos, ou seja, 44,17% dos votos válidos. O último colocado foi Edmundo dos Santos Galvão (PSOL), que obteve apenas 59 votos, ou 1,25% dos votos válidos.

Fonte: Jornal de Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais