24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

TRE reconhece terceiro mandato e cassa vice-prefeito em cidade do Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou nesta terça-feira (1), o mandato do vice-prefeito de Várzea Branca, Ison Dias dos Reis.  Ele foi acusado pelo candidato derrotado no pleito de 2016, João Dias Ribeiro, de estar exercendo o terceiro mandato no município.

Segundo a ação, Ison Dias havia sucedido seu irmão Wilson Dias dos Reis, que ocupou o mesmo cargo nos quatro anos anteriores, o que inviabilizaria sua reeleição em 2016.

A defesa alegou que o juiz eleitoral da 95ª Zona não tinha competência para julgar o caso, e no mérito afirmou não haver inelegibilidade e que, caso reconhecida, não alcançaria o diploma do prefeito eleito.

A decisão foi por maioria, sendo vencidos o relator do processo e o juiz Antonio Lopes de Oliveira.

O prefeito Idevaldo Ribeiro da Silva teve o mandato preservado. O TRE entendeu que a inelegibilidade quando se trata de recurso contra expedição de diploma possui natureza pessoal.

“No caso em comento, discute-se inelegibilidade exclusivamente pessoal, uma vez que diz respeito à relação de parentesco entre o vice e o ex-vice-prefeito de Várzea Branca. Essa circunstancia não contaminou a legitimidade dos votos obtidos pelo prefeito eleito”, diz parecer do Ministério Público Eleitoral.

Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

Fonte:Hérlon Moraes /   CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais