25.6 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Tribunal de Contas do Estado reúne os novos gestores em Picos para debater administração

????????????????????????????????????

Com o objetivo de interiorizar os serviços prestados pela corte, além de qualificar os participantes sobre normas e obrigações da gestão pública, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), realiza em Picos entre os dias 30 de março e 1º de abril, o IV Seminário para os novos gestores e ouvidoria Itinerante.

 A solenidade de abertura aconteceu às 8h30 da manhã desta quinta-feira, 30, no auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. O presidente do TCE, conselheiro Olavo Ribeiro, foi quem conduziu o ato e, aproveitou para agradecer a presença dos prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e profissionais liberais.

Além de Olavo Rebelo, estavam presentes os conselheiros Kléber Eulálio e Valtânia Alvarenga; prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT); gestores de vários municípios da região e representantes da sociedade civil organizada.

O presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, destacou a presença significa de pessoas na abertura do evento. “Nós do tribunal estamos satisfeitos com as andanças pelo interior, levando o conhecimento da corte. Temos também aprendido com os gestores municipais, pois, cada um nesse relacionamento, tanto ensinamos como aprendemos” – pontuou.

Segundo Olavo Rebelo, nesse seminário que acontece em Picos o papel do TCE é interiorizar suas ações através dos mais diversos cursos que estão na pauta do evento.

O prefeito anfitrião, Padre Walmir (PT), ressaltou que a administração pública é muito complexa, requer conhecimento na economia, no direito e em outras áreas. Por isso, os órgãos fiscalizadores como um todo, especialmente o TCE, estão instruindo os gestores como preparar uma licitação, prestação de contas e outros temas que serão apresentados no seminário. Daí a importância do evento.

“Acredito que alguns erros cometidos pelas administrações são inerentes à falta de conhecimento, de instrução. Por isso, fico feliz com essas iniciativas, tendo em vista que nos últimos meses têm ocorrido vários encontros voltados para instruir os novos gestores” – destacou o prefeito de Picos.

Programação

De acordo com a organização, durante os três dias do seminário, os participantes assistirão a palestras e participarão de minicursos como “Licitações e contratos”, ministrado pela advogada Naiara de Moraes e Silva, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e membro da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi); “Os cuidados que os gestores deverão ter com as mudanças nas prestações de contas”, ministrado pela diretora técnico-pedagógica da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Dilma Teles Campos; e “Aspectos da Responsabilidade do Estado e Municípios”, ministrado pelo advogado Enzo Dias Andrade, especialista em contratos e responsabilidade civil.

Entre as palestras preparadas para os novos gestores, estão: “Julgamento das contas do prefeito: Câmaras municipais ou Tribunais de Contas”, ministrada pelo procurador de Ministério Público de Contas do TCE-PI, José Araújo Pinheiro Júnior; “Gestão e governança: o que é ser um bom governante”, do auditor de controle externo e chefe da Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (Nugei) do TCE-PI, José Inaldo de Oliveira e Silva; e “Áspectos Práticos da Administração Pública”, ministrada pelos advogados Alano Dourado e Tarso Neto de Carvalho, da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi).

 

Fonte: José Maria Barros / Jp On Line

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais