22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Tribunal de Justiça do Piauí realiza campanha de arrecadação de absorventes íntimos

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Clínica ONCOBEM – Oncologia Clínica, realiza uma campanha de arrecadação de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina assistidas pelo Programa Florescer.

De acordo com o TJ-PI, a arrecadação de absorventes acontece até o dia 31 de outubro, período em que a Clínica ONCOBEM promove atenção especial ao público feminino por ser o mês alusivo à prevenção ao câncer de mama.

A iniciativa também conta com apoio de empresas parceiras e sociedade civil que queiram aderir à causa. A arrecadação será realizada na clínica ONCOBEM e os absorventes serão distribuídos pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

A magistrada Keylla Ranyere, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, destaca a importância da ação para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Ações desta natureza empoderam as mulheres, uma vez que dão a elas mais estrutura para estudar ou trabalhar, diminuindo suas fragilidades e construindo um escudo contra a desigualdade”, pontua a magistrada.

Ainda de acordo com a juíza Keylla Ranyere, a “Coordenadoria da Mulher atua com base na Resolução nº 254/2018 do CNJ, que elenca dentre os objetivos da Política Judiciária de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, em seu art. 2º, III, fomentar a promoção de parcerias para viabilizar o atendimento integral às mulheres, merecendo, portanto, essa ação, o apoio da Coordenadoria”.

Segundo uma pesquisa realizada pela Johnson & Johnson Consumer Health, em parceria com os Institutos Kyra e Mosaiclab, 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual (cerca de 11,3 milhões de brasileiras) e 30% conhecem alguém que é afetada pelo problema.

”As pesquisas mostram que uma entre quatro mulheres não tem acesso a absorventes íntimos e uma empresa cidadã que atende o público feminino deve ser responsável por fazer parte desta luta, de cuidado para com a mulher, para com as pessoas que têm menos condições”, destacou o diretor operacional da clínica, Enéas Vieira.

Programa Florescer

O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças – FLORESCER, atende mulheres em situação de vulnerabilidade, residentes em Teresina, é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Políticas Públicas para mulheres e crianças na faixa etária de 1 a 2 anos e onze meses, e objetiva empoderar mulheres, através do fortalecimento de vínculos sociais e familiares, da qualificação profissional, do acesso à informação e a serviços de saúde e justiça, além de acolher e realizar atividades de desenvolvimento psicossocial com suas crianças.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais