25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

UBSs farão todo o processo de acompanhamento da Covid-19 em Picos

Reunião de hoje (20) no Palácio Coelho Rodrigues.

Na reunião realizada hoje (20) na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues ficou decidido sobre o processo de descentralização do atendimento das pessoas sintomáticas para a Covid-19. A Unidade Básica de Saúde (UBS) fará todo o processo de acompanhamento, tratamento e testagem.

Desde dia 07 de maio de 2020 que o Centro Integrado em Especialidades Médicas  voltou a atender como ambulatório para síndromes gripais. O espaço passou por toda uma reestruturação para atender Picos e região.

“Fica mais fácil à pessoa estar lá, fazer o atendimento na unidade básica, receber o tratamento e ser monitoradas, ficando mais fácil para as equipes saberem quem é o paciente, monitorar e tratar ele, por que quando estavam centralizadas em um único local, muitas vezes as informações se perdiam e agora estamos querendo controlar o Covid-19 na cidade e uma estratégia melhor é que a UBS seja a porta de entrada desses pacientes”, pontuou o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Viana.

Ele disse ainda que a previsão é que os medicamentos sejam enviados a unidade básica, para que a pessoa que venha apresentar sintomas dirija-se a UBS que é cadastrada, receba atendimento médico e já saia com a medicação.

A Coordenadora de Atenção Básica, Ionara Holanda explicou que a intenção da mudança é que a unidade básica ganhe uma relevância maior no cenário de acompanhamento, tratamento e monitoramento dos pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.

“Então, o que nós queremos é que as pessoas estejam mais próximas às equipes de saúde e em seus bairros e que os profissionais por conhecerem e trabalharem com aquela comunidade de forma rotineira, eles tenha uma propriedade maior no acompanhamento”, declarou.

Ela destaca ainda que “o acompanhamento já vem sendo feito, mas como o ponto de atenção maior da cidade estava centralizado no CIEM, muitas informações eram perdidas para o Posto de Saúde, então a nossa ideia é que agora todo o acompanhamento, tratamento e testagem sejam feito na unidade básica de saúde e o paciente possa ser mais bem assistido” finalizou a Coordenadora.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais