19 C
Piauí
5 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí

Uespi deixa de ofertar cinco cursos no campus de Floriano

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) não vai ofertar cinco cursos no campus de Floriano devido à falta de professores. A novidade pegou os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de surpresa.

Atualmente o campus possui 11 cursos de graduação, desses cinco não estarão disponíveis para 2020: pedagogia, geografia, ciências contábeis, direito e enfermagem.

O estudante Gabriel Ferraz passou o ano estudando para o Enem, com o foco no curso de Direito. Quando soube da notícia ficou decepcionado. “Quando rebemos uma notícia dessa, a gente tem a sensação que todo o nosso trabalho e estudo foram jogados fora”, declarou.

A diretora da UESPI de Floriano, Ariete Bento, explicou que a oferta de vagas para os cursos deve atingir somente o primeiro semestre de 2020. A direção alegou que faltam professores para assumir as disciplinas.

“Na realidade não estamos deixando de ofertar, apenas não aderimos o primeiro momento do Sisu. Todos os cursos podem ser ofertados em 2020.2, porque temos até o mês de maio para aderir ao programa no segundo semestre”, declarou.

No caso do curso de enfermagem são mais de 10 matérias sem docentes e disciplinas pendentes desde 2018. O curso possui sete professores efetivos e seis substitutos, sendo que três terão os contratos encerrados no fim do ano. A quantidade é considerada insuficiente para atender toda a demanda.

“Nós estamos no quinto período e com cinco de sete disciplinas sem professor. Semestre passado pagamos três disciplinas”, revelou o estudante Misael Magalhães.

O único curso da Uespi em Floriano que possui 10 professores efetivos e não passa por problemas é o de Letras Português. “Nós trabalhamos com a logística com quatro turmas por curso. Atualmente estamos com 46 turmas, distribuídas em 15 salas de aula. O curso de enfermagem acontece nos turnos manhã e tarde, por bloco são ofertadas oito disciplinas”, disse o vice-diretor da Uespi Floriano, Adail Júnior.

Fonte: Grande Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais