23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
ConcursosGeral

Uespi deve realizar concurso público para professores em 2017, diz secretário

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário estadual de Administração, Franzé Silva, declarou que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) deverá realizar concurso público para professores efetivos no próximo ano. Essa é uma das reivindicações do movimento grevista, que já dura um mês.  Além desse ponto, o secretário destaca que outras pauta já foram atendidas pelo governador Wellington Dias (PT) e, por isso, não vê motivos para a greve continuar.  A greve completou um mês ontem (18). Os manifestantes chegaram a ocupar por mais de 10 horas o plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, após participarem de uma audiência com os deputados.

Franzé citou parte das reivindicações já atendidas: a retirada UESPI da Lei 6.772, que dispõe sobre o enquadramento de servidores; a promoção dos professores que concluíram mestrado e doutorado – com pagamento em duas parcelas (nos meses de junho e outubro deste ano); aumento salarial para os técnicos; atualização das bolsas dos universitários; realização de concurso público para docentes efetivos e o investimento em R$25 milhões para melhorar a infraestrutura de todo campi.

“O governador Wellington Dias deu resposta a todos os pontos da reivindicação. Não entendemos a ampliação dessa pauta, principalmente, porque o ano letivo pode ficar comprometido. Queremos deixar claro que a greve não é por falta de dialogo com o governo. As reivindicações colocadas foram atendidas. A sensação é de que essas respostas não estão sendo repassada para a comunidade universitária”, disse o secretário.

Sobre o fechamento de cursos irregulares, o secretário relatou que aguarda posicionamento da própria Universidade para investir os recursos como, por exemplo, identificar quais cursos precisam de laboratórios e professores efetivos de forma mais urgente.

“Investir R$25 milhões é compromisso e um sinal forte com a Uespi. Nós queremos sim mão de obra qualificada até mesmo para ampliar o desenvolvimento do nosso Estado”.

Durante esse um mês de greve, alunos, professores e técnicos já foram recebidos pelo secretário de Governo, Merlong Solano e pelo próprio governador Wellington Dias, reforçou o secretário.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais