29.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Uespi e SDR trabalham em projeto para potencializar produção agrícola do Estado

A Universidade Estadual do Piauí e a Secretaria de Desenvolvimento Rural deram início ao planejamento de ações em prol do desenvolvimento das principais cadeias produtivas agrícolas do estado. O reitor Nouga Cardoso e o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Acadêmicos, Raimundo Dutra, se reuniram com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, para tratar sobre a elaboração do projeto. O encontro aconteceu na sede da SDR.

As duas entidades trabalham para a formalização de um convênio de cooperação mútua para a formação de técnicos e empreendedores nas áreas de cajucultura, ovino e caprinocultura, apicultura, piscicultura, fruticultura e outras. A perspectiva é atender todas as regiões do estado, capacitando cerca de mil pessoas, como destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.

“A perspectiva é atender todas as regiões do estado potencializando as áreas agrícolas que melhor são desenvolvidas em cada região… Esperamos contemplar uns mil beneficiários com essa ação. Que isso resulte na profissionalização da cajucultura, ovino e caprinocultura, piscicultura, fruticultura e de outras cadeias produtivas que o governador definiu como prioritárias”, disse o secretário.

Os cursos de formação a serem ofertados irão envolver uma equipe de técnicos da Uespi e SDR, além de alunos e professores de diversos cursos, como Agronomia e Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí. A Universidade Federal e o Instituto Federal do Piauí também poderão fazer parte do convênio. “Através desse convênio,estamos mais uma vez nos dispondo a contribuir com o desenvolvimento do estado do Piauí através da formação de pessoas, que é o nosso principal papel”, destacou o reitor Nouga. A Uespi também será responsável pela administração acadêmica e pedagógica de todo o projeto.

Próximos passos

No próximo encontro entre as partes será discutida a proposta de projeto, que será construída pela PREX/Uespi. O projeto deverá ser entregue daqui a 15 dias. “Vamos compor uma comissão com pesquisadores e técnicos para discutirmos a elaboração do projeto que apresentaremos para a Secretaria de Desenvolvimento Rural daqui a 15 dias”, explicou o pró-reitor Raimundo Dutra.

O termo de cooperação será assinado ainda neste mês de agosto. A previsão de execução do projeto é para o mês de dezembro do presente ano. “Vamos formatar a proposta para que possamos assinar os termos e se possível iniciarmos daqui para dezembro esse processo de formação”, ressaltou ainda o secretário da SDR.

 

Do PortalAZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais