26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
ConcursosGeral

Uespi monta força-tarefa para coibir fraude e vazamento em concursos

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) montou uma força-tarefa para reforçar a segurança dos concursos realizados pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepi).

O reitor Nouga Batista quer evitar a frustração de possíveis anulações de provas, devido à atuação dos fraudadores. O concurso mais recente – dos Agentes Penitenciários – teve fase questionada, após quatro pessoas serem presas após fraudarem o certame.

A força-tarefa será composta por representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).  As entidades vão acompanhar – todas as fases – do andamento do concurso realizado pelo Nucepi.

Segundo o reitor Nouga Cardosa Batista, a estratégia é para impedir a atuação de fraudadores e que o processo seja acompanhado por mais testemunhas de outros órgãos para comprovar a credibilidade do certame.

Em 2017, o Nucepi irá realizar as provas para o concurso da Polícia Militar, em que as inscrições foram encerradas na última segunda-feira para 400 vagas, além do concurso do Corpo de Bombeiros.

Na reunião foram apontadas as necessidades de reforça no numero de policiais civis e militares atuando durante a realização das provas.

Outra urgência é a compra de equipamentos – detectores de metal –para impedir a entrada de celulares e pontos eletrônicos em salas de aplicação de provas. Outro pedido é intensificar o setor de inteligência para apuração dos casos.

Para evitar problemas, o Nucepi irá aplicar as provas do concurso da Polícia Militar somente em Teresina.

“Nossa preocupação tem sido o dia de aplicação de provas. […] Já estamos tomando as medidas para que no concurso da polícia, o trânsito das provas seja o menor possível, porque quando elas são realizadas em outros municípios, elas têm que sair no mínimo  24 horas de antecedência e as provas sendo realizadas na capital, o material só precisa sair com 1 hora de antecedência. E isso vai coibir a prática de fraudes”.

 

 

 

Flash Lyza Freitas / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais