30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralInternacional

Ufpi repudia atos de censura e reitera liberdade de expressão

Em meio a ação policial dentro das universidades em vários estados brasileiros, a direção da Ufpi (Universidade Federal do Piauí) divulgou nota reiterando o papel social da instituição. No comunicado, a Ufpi defendeu  a liberdade de expressão e repudiou os atos de censura e violência que as universidades vêm sofrendo ultimamente.

Preocupados com as investidas policiais, estudantes se reuniram com a vice-reitora da Ufpi Nadir do Nascimento Nogueira. Eles trataram sobre violência no campus, processo de apuração e demais encaminhamentos.

Em sessão plenária hoje (31) à tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a medida cautelar deferida pela ministra Cármen Lúcia. Pela medida, ficam suspensas as decisões de juízes eleitorais sobre a busca e apreensão de panfletos e materiais de campanha eleitoral em universidades e nas dependências das sedes de associações de docentes.

Veja nota da Ufpi

Em atendimento ao pleito, a Universidade Federal do Piauí reitera:

Instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões.

Instituição defensora de um ambiente acadêmico que propicia o debate livre e o respeito ao contraditório. Fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais. Independente de etnia, orientação sexual, religiosa e política.

Instituição do pleno exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e política. Sem qualquer forma de censura.
Assim, nos posicionamos contrários a qualquer tipo de ação que venha comprometer ou violar estes princípios.

Repudiamos toda e qualquer forma de violência, autoritarismo, agressão, depredação, confronto ou intimidação a estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados.

Não compactuamos com a cultura do ódio e de qualquer forma de violência, seja por constrangimentos, ameaças e agressões motivadas pelo racismo, homofobia, credo e demais ações que atinjam direitos e liberdades individuais.

Defendemos a universidade como local de participação, campo de reflexão, argumentação, de crítica, proposição e lugar de produção de conhecimento em nome da ciência, educação e defesa da democracia.

Teresina (PI), 31 de outubro de 2018.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais