32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Único candidato a prefeito em cidade do PI: “eleição será difícil”

O Piauí respira eleições em praticamente todos os 224 municípios. Um caso atípico acontece no município de Olho D’água do Piauí, a 94 km ao Sul de Teresina, onde apenas um candidato disputa o cargo de prefeito. Mesmo assim, Antonio Francisco dos Santos (PTB) ressalta que vencer o pleito não será uma missão tão fácil.

“A campanha aqui é a mesma, não faz diferença. O trabalho é o mesmo. Se formos observar, a eleição para mim é até mais difícil porque não vou pedir voto para 80% do povo, mas para 100%, ou seja, para todos. Tenho que andar em todas as casas, pois sou prefeito de todos. É uma eleição como outra qualquer, não muda. Não dá para cruzar os braços”, disse o candidato à reeleição.

Para vencer o pleito, os votos brancos não podem superar os destinados ao candidato. Se isso ocorrer, o município passará por novas eleições.

“Quando se tem apenas um candidato, ele apenas tem conquistar a metade e mais um dos votos válidos. Se ele tiver apenas um voto válido, ele será eleito. Votos branco e nulo não são considerados válidos. A concorrência é quase zero”, disse Luciê Viana, advogado eleitoral.

Para os eleitores, a falta de concorrência é ruim para o processo eleitoral. “O bom da política é ter o outro lado, para que possamos ver as propostas de cada candidato”, disse um eleitor.

Olho D’água do Piauí tem apenas duas décadas de emancipação. A cidade tem cerca de 2.600 habitntes, destes 2.431 eleitores. Em outubro será a sexta vez que a população vai às urnas em eleições municipais. Na história política da cidade, nunca houve mais que dois candidatos disputando a prefeitura. Antonio Francisco dos Santos foi o primeiro prefeito da cidade e se reeleito execerá o quarto mandato.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, 96 cidades em todo o país têm apenas um candidato disputando o comando do executivo municipal. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de cidades que tem apenas um candidato para prefeito.

 

Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais