29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Universidade Aberta ofertará mais de 10 mil vagas para cidades do Piauí

A Universidade Aberta do Brasil irá oferecer cerca de 10.800 vagas para o Piauí somente este ano. A informação é do diretor do Centro de Ensino a Distância e Universidade Aberta do Piauí (CEAD/UAPI), o professor Gildásio Guedes Fernandes. As vagas estão distribuídas em 15 cursos das áreas de saúde, exatas, humanas e educação.

Ainda de acordo com o diretor, o vestibular da Instituição deverá ocorrer até o mês de julho, mas o edital do vestibular aguarda a liberação de financiamento do Governo Federal através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As aulas deverão ser iniciadas no segundo semestre.

“Estamos apenas aguardando a liberação do financiamento externo pela Capes. Nós oferecemos o maior vestibular do Brasil em relação à rede pública de ensino. Já temos cerca de dez mil alunos e iremos oferecer 10.800 novas vagas no vestibular deste ano. Em termos de programa, nos temos o maior alcance social porque é uma oportunidade de estudo para muita gente de Norte a Sul do país”, disse o diretor.

Novos Polos 

Atualmente, o CEAD/UAPI possui 35 polos e, nesta quarta-feira (2), o Capes autorizou a candidatura de mais dois municípios como polos, que são os de Cajazeiras e São José do Peixe. Para a secretária estadual de Educação, Rajane Dias, essa é mais uma conquista para o nível superior de ensino público.

“Isso significa que nós já podemos receber a vistoria da Capes nesses dois municípios e em todos os demais que já possuem pólos/UAB, considerados aptos a receber os técnicos”, comemora a secretária.

Rejane Dias disse ainda que as visitas da Capes em Cajazeiras e São José do Peixe deverão ocorrer em abril deste ano. “Após essas vistorias técnicas, os municípios poderão agendar vestibular e ofertar as vagas para os estudantes”, explicou a secretária, acrescentando que a Seduc será responsável por manter a administração dos pólos e a parte de infraestrutura disponibilizando todas as condições estruturais, de tecnologia, equipamentos e a mão-de-obra administrativa.

Já o Ministério da Educação (MEC) fornecerá os professores, de acordo com os cursos que serão ofertados pelas universidades.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais