24.6 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Use e abuse do protetor solar! Veja os benefícios do uso diário

Todo mundo sabe da importância do protetor solar para evitar queimaduras solares, principalmente quando se fala em praia, mas a proteção é essencial em todos os lugares e momentos do nosso cotidiano, pois além de evitar as queimaduras, as posteriores manchas e o envelhecimento precoce, nos previne do câncer de pele, que entre os vários tipos de cânceres é o mais incidente no Brasil. Os protetores solares dividem-se em dois tipos, o protetor solar físico e o protetor solar químico. O físico é composto de partículas ou óxidos metálicos e tem como modo de ação refletir os raios solares impedindo que atinjam as células da pele. É o mais indicado, pois sua eficácia é mais prolongada, e por não ser tão absorvível e por não conter substâncias químicas em sua formulação. Pode ser utilizado por pessoas alérgicas, crianças e gestantes. Porém, muitos se incomodam com o aspecto grosseiro e esbranquiçado que fica na pele, mas atualmente já temos tecnologias para evitar esse problema.

Já o protetor químico tem como ação a absorção, ele absorve a radiação ultravioleta, impedindo que os raios cheguem até a superfície cutânea. É mais comum entre os protetores solares, não tem tantos oportunos estéticos quanto o físico, porém pra se manter a eficácia é preciso aplicar várias vezes ao dia, pois sua durabilidade é mais curta. Nas farmácias e mercados não é comercializado o filtro físico em sua forma pura, e sim a mistura entre os dois tipos ou apenas o químico. Independente de qual filtro solar for escolhido, o indicado é que o fator de proteção solar (FPS) seja no mínimo 30 e se estiver fazendo qualquer tipo de tratamento com ácidos e clareadores utilizar FPS acima de 50. A reaplicação deve ser feita de duas em duas horas, durante todo o período exposto a luz solar. Não deixe de cuidar da saúde e da beleza da sua pele, esses são motivos mais do que suficientes para adquirir seu protetor solar o quanto antes!
Fonte: Rede Semblant

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais