37.1 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Geral Saúde Sertão do Inhamuns em Foco

Uso de óculos de sol ajuda a prevenir doenças oculares

Foto ilustrativa reprodução

A exposição do teresinense aos raios solares acontece durante todo o ano, mas durante o B-R-O Bró é intensificada. Por isso, além de cuidar da pele, é preciso proteger também os olhos. Uma das maneiras é uso de óculos de sol. Porém é necessário ficar atento à qualidade do produto, pois utilizar óculos sem a proteção adequada pode agravar doenças oculares.

A proteção é fundamental para o bloqueio dos raios ultravioletas, conhecidos pela sigla UV. O excesso de exposição a esses raios pode causar diversas doenças, como a catarata, pterígio e até determinados tipos de câncer nos olhos.

“A longo prazo, os raios UV podem causar câncer de pele, incluindo nas pálpebras. Outro dano que pode ocorrer é na mácula, uma região da retina responsável pela visão central, induzindo à catarata e degeneração macular relacionada à idade. Os raios UV também ajudam na formação de pterígio, entre outras doenças. Por isso, a proteção dos olhos com uso de óculos escuros é essencial e deve começar ainda na infância”, explica o oftalmologista Mateus Vilar.

O profissional dá algumas dicas para escolher o óculos ideal. “O mais importante é garantir que as lentes tenham proteção contra raios UV. E isso não é determinado pela cor das lentes e não significa que quanto mais escuras protejam mais. O determinante é a presença dos filtros com bloqueio de raios UVA e UVB, que são subtipos de raios UV. Tanto as lentes escuras quanto as claras devem conter os filtros. O recomendado é proteção de 99-100%, as lentes ainda devem possuir filtro para UV de até 400 nm”, explica.

O especialista ainda acrescenta que os óculos de sol possuem validade e por isso devem ser trocados de acordo com a recomendação do fabricante. “Muitos indicam dois anos de validade. Mas isso depende da quantidade de exposição ao sol, que é alta em nosso clima, e da qualidade do produto. Quanto mais tempo ao sol, mais rápido os óculos vão se desgastar. Isso acontece por que a longa exposição aos raios ultravioleta prejudica o filtro UV presente nas lentes”, ressalta.

Além da validade, o oftalmologista orienta que é preciso ficar atento também aos cuidados com o objeto, pois lentes arranhadas podem inviabilizar os benefícios do filtro UV.

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais